CulturaNotícias urgentes

Orquestras Sinfônicas da Paraíba definem programação da temporada 2023

Após a seleção e contratação dos músicos bolsistas, foi definida a programação dos concertos da temporada 2023 da Orquestra Sinfônica da Paraíba e da Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba. Os primeiros concertos do ano serão neste mês de março. A Orquestra jovem abre a temporada na próxima quinta-feira (23), e a OSPB, no dia 31. As apresentações começam as 20h30, na Sala de Concerto Maestro José Siqueira, no Espaço Cultural, com entrada gratuita.

Os concertos da orquestra profissional seguem nos dias 30 de março, 13 e 27 de abril, 11 e 25 de maio, 15 de junho, 5 e 31 de agosto, 14 e 28 de setembro, 11 e 26 de outubro, 9 e 23 de novembro e 16 e 17 de dezembro.

Já a datas das apresentações da Orquestra Sinfônica Jovem são 23 de março, 20 de abril, 18 de maio, 1º e 22 de junho, 20 de julho, 24 de agosto, 21 de setembro, 19 de outubro, 16 de novembro e 7 de dezembro.

Ao longo do ano, estão previstas apresentações das duas orquestras na Sala de Concerto Maestro José Siqueira, na Praça do Povo do Espaço Cultural e também nos bairros de João Pessoa, com regência dos maestros Gustavo de Paco de Géa, Luiz Carlos Durier e convidados, e participação de músicos solistas.

O repertório executado pelos instrumentistas das orquestras inclui obras de compositores renomados da história da música erudita e popular do Brasil e do mundo, como também de novos autores brasileiros. “Teremos muitas novidades este ano”, disse o maestro Luiz Carlos Durier, regente titular da orquestra jovem. “Em agosto, por exemplo, faremos a estreia mundial do ‘Big Apple’, concerto para clarinete e grande orquestra, do compositor italiano Ticiano Beddeti”, contou.

Durier destacou também a qualidade musical dos músicos selecionados durante as audições realizadas no mês passado para as duas orquestras paraibanas. “Para a orquestra jovem foram selecionados alunos que estudam em João Pessoa, alunos da UFPB, da EEMAN, do Prima, mas também houve uma procura muito grande de estudantes dos estados vizinhos. Então nós também temos bons músicos de Pernambuco e do Rio Grande do Norte. A Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba é uma referência onde as pessoas vêm buscar conhecimento musical e realização artística”, afirmou o maestro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *