CidadeÚltimas notícias

OPERAÇÃO GRÃOS DE AREIA: 7 mandados de busca e apreensão foram cumpridos hoje pela manhã

Patos/PB – A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta sexta-feira, 17/03, a Operação Grãos de Areia, nas cidades de de Areia de Baraúnas, Passagem e Salgadinho, todas na Paraíba.

O Juízo da 65ª Zona Eleitoral de Patos/PB expediu 7  mandados de busca e apreensão, que foram cumpridos hoje pela manhã por mais de 30 policiais federais que participaram da operação, que ganhou esse nome em referência aos diversos eleitores cooptados para votar em Areia de Baraúnas, sendo eles os “grãos” de Areia.

A investigação tem esse objetivo, apurar transferências irregulares de eleitores, compras de votos e associação criminosa, ocorridas nas eleições municipais do ano de 2020 no município de Areia de Baraúnas/PB, caracterizando – em tese – a prática dos crimes previstos nos arts. 289 – inscrição fraudulenta de eleitor e 290 – induzir alguém a se inscrever eleitor, ambas do Código Eleitoral, além do delito do art. 288 do Código Penal, que tipifica associação criminosa.

Chamou a atenção dos investigadores o fato de o município de Areia de Baraúnas/PB ter registrado mais eleitores do que propriamente habitantes nas eleições de 2020, tendo inclusive a diferença entre a chapa vencedora e a perdedora para o cargo executivo sido de apenas 26 votos, de modo que a transferência irregular de eleitores e as compras de votos apuradas foram relevantes para o resultado do pleito.

Também foi determinada pelo Juízo as quebras dos sigilos bancários de todos os investigados, com o objetivo de apurar as citadas compras de votos.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *