Últimas notícias

Hospital Santa Isabel realiza dez cirurgias bariátricas esta semana e recebe novo grupo de pacientes

O Hospital Municipal Santa Isabel (HMSI) iniciou nesta segunda-feira (27) uma série de cirurgias bariátricas. Até o final de semana serão realizados dez procedimentos, beneficiando pacientes com obesidade grave.

Segundo o cirurgião Geraldo Camilo Neto, que coordena o Serviço de Cirurgia Bariátrica do Hospital Santa Isabel, a iniciativa acontece ainda dentro das ações do mês de combate à obesidade. “Serão duas cirurgias por dia ao longo da semana, aliviando um pouco a nossa demanda interna dos pacientes que já estão em pré-operatório”, ressaltou o médico.

Também nesta segunda-feira, o Hospital Municipal Santa Isabel recebeu mais um grupo de pacientes que vai começar a se preparar para a cirurgia, passando a receber o cuidado da equipe multidisciplinar.

No primeiro encontro do grupo, formado por 14 novos pacientes, profissionais que integram a equipe multidisciplinar do hospital, responsável por acompanhar os pacientes do serviço na unidade, falaram um pouco de cada especialidade ofertada durante o processo pré e pós-operatório.

“Nesse primeiro momento, falamos como é o processo para a cirurgia e a importância de cada profissional que está inserido na equipe multiprofissional”, disse a fonoaudióloga Cleidilene Lacerda, que coordena o serviço de fonoaudiologia da unidade.

Entre os novos pacientes está o funcionário público Marcos Vidal, 54 anos, que elogiou o serviço oferecido pela Rede Municipal de Saúde. “É muito importante o trabalho dessa equipe, o suporte e acompanhamento que eles dão, tanto antes quanto depois da cirurgia, porque não é só fazer, é manter. Todos estão de parabéns, o Hospital Santa Isabel, a equipe de profissionais e o prefeito Cícero Lucena, pelo que ele está fazendo pela saúde da população”, declarou.

Barifit – Além da realização de dez cirurgias esta semana, O Hospital Municipal Santa Isabel vai promover, na próxima sexta-feira (31), o ‘Barifit’. Trata-se de uma ação matinal que vai reunir, no Busto de Tamandaré, pacientes que já fizeram bariátrica e os que estão aguardando pelo procedimento cirúrgico.

O evento terá também a participação dos familiares dos pacientes e todos os profissionais de saúde e educadores envolvidos no serviço de cirurgia bariátrica do Hospital Santa Isabel. “Será um momento de convivência entre todos os pacientes operados e os que estão sendo preparados para a cirurgia, além dos familiares dos pacientes e dos profissionais envolvidos no serviço”, disse a diretora-geral do HMSI, a médica Adriana Lobão.

Equipe múltipla – A equipe multidisciplinar do Serviço de Cirurgia Bariátrica do HMSI é composta pelo cirurgião bariátrico Geraldo Camilo Neto, coordenador do serviço; cirurgião Daniel Hortiz; psicóloga Emília Araújo, que coordena o Serviço de Psicologia do HMSI; Cleidilene Lacerda, coordenadora da Fonoaudiologia; Maria do Céu de Melo Vieira, coordenadora do Serviço Social; Maria Nelúsia de Sousa, coordenadora do Serviço de Fisioterapia; Leide Carvalho, gerente de Enfermagem; Wilma Jubert, nutricionista; e os educadores físicos Maria do Carmo Fernandes Souza Freire e Nícolas Travassos.

Fotos: assessoria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *