Notícias urgentes

Livraria A União lança projeto ‘Roda de Conversa’ com leitura de cartas e poemas de Anayde Beiriz

Ouvir, falar, ler, recitar, divulgar e promover literatura, respirar prosa e poesia. Tudo isso será possível no novo projeto criado pela Livraria A União, da Empresa Paraibana de Comunicação (EPC). Trata-se do ‘Roda de Conversa’, que objetiva dar protagonismo a autores, autoras e obras literárias. O lançamento acontecerá nesta quinta-feira (30), às 17h, na Livraria, localizada na Praça do Povo do Espaço Cultural José Lins do Rego, em João Pessoa. O tema de estreia é a vida e obra da professora e escritora paraibana Anayde Beiriz, personalidade que teve destaque no início do século XX.

Defensora de ideias progressistas, como a participação das mulheres na política, e desafiadora quando se tratava do conservadorismo social em relação ao comportamento das mulheres, Anayde participava de movimentos intelectuais e artísticos, ousando com sua aparência e suas palavras, consideradas inadequadas aos padrões designados para as mulheres da época. Nos eventos literários, a poeta se expressava livremente e escandalizava ao declamar versos sensuais, seus e de outros. Publicou contos e poemas em jornais e revistas de Pernambuco, Pará e Rio de Janeiro.

A escritora sofreu duro golpe quando seu relacionamento com o político João Dantas foi exposto com a publicação de suas cartas de amor, como estratégia do jogo político para atingi-lo. Pouco tempo depois, o amante assassinou o então governador da Paraíba, João Pessoa, em 26 de julho de 1930. Anayde, que já não encontrava aceitação social, foi duramente criticada, por razões morais e políticas, tendo que se mudar para Recife, onde cometeu suicídio, no mesmo ano, após a morte de João Dantas na prisão.

A trajetória e o legado literário de Anayde serão tema da estreia do ‘Roda de Conversa’, que vai contar com abertura de Valeska Asfora, mestre em Políticas Sociais, produtora cultural e autora do livro Anayde Beiriz: a última confidência, publicado ano passado pela Editora A União; e por Cyelle Carmem, escritora e mestre em Literatura. Cartas e poemas de Anayde serão lidos por Cyelle Carmem, Edileide Vilaça e Beatriz Gusmão. Na ocasião, também será entregue à família da homenageada a obra Paraíba na literatura IV, publicação da Editora A União que conta com perfil biográfico de Anayde Beiriz, assinado por Valeska Asfora.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *