Notícias urgentes

Funjope abre exposição ‘Interditos’, de Karla Noronha, nesta sexta-feira no Casarão 34

Fortalecendo o protagonismo feminino por meio da arte, a Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope) abre a exposição ‘Interditos’ na Galeria Casarão 34, nesta sexta-feira (3), a partir das 16h. No mês dedicado às mulheres, a obra de Karla Noronha entra em cartaz com uma série de fotografias de autorretratos femininos. A exposição faz parte de uma ocupação dos equipamentos culturais que a Prefeitura de João Pessoa desenvolve por meio de editais e o público pode acompanhar até o dia 31 de março.

“Karla Noronha foi premiada dentro do edital e este mês, celebrativo às mulheres, estamos dedicando esse espaço para que ela possa expor suas criações que são muito significativas e simbólicas do universo feminino e da problemática das mulheres. Com isso, a Funjope começa a participar das comemorações relativas ao mês da mulher”, comentou o diretor executivo da Funjope, Marcus Alves.

A proposta da exposição é provocar uma reflexão social sobre a complexidade do universo feminino entrelaçando a menina interior e a mulher que se tornou. Uma busca infinita de um resgate, não só de si mesma, como também de outras mulheres. A obra é um convite ao conhecimento e a liberdade das mulheres.
“Enquanto mulher, eu percebo muitas dificuldades de conseguir espaço, de estar nos lugares, de ser percebida, de estar representando. Juntou com o isolamento da Covid, eu quis expressar tudo isso na série de imagens”, explicou a artista.

As instalações de ‘Interditos’ fazem uma conexão com a literatura de Clarice Lispector, uma das mais destacadas escritoras do modernismo brasileiro, principalmente no universo feminino. O título da exposição, de acordo com Karla Noronha, foi escolhido mediante a presença de uma imobilidade imposta às mulheres ainda na contemporaneidade, sobretudo, no que diz respeito à escolha sobre seu próprio corpo.

A artista busca registrar e desenvolver projetos com temáticas voltadas às manifestações culturais, fotografia de rua, artística e autorretrato. “É um projeto que não é só fotografia. Está conectado com a literatura, um projeto multidisciplinar que usa a fotografia como ferramenta de produção, integrando com outras linguagens artísticas”, disse.

A Galeria Casarão 34 está localizada na Avenida Visconde de Pelotas, nº 34, Centro. O horário de visitação é de segunda a sexta, das 9h às 17h. A exposição também estará aberta aos sábados, das 8h às 13h.

Foto: divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *