Notícias urgentesPolítica

Despedida: Senadores elogiam atuação de Nilda Gondim na defesa da mulher

Com o encerramento do seu mandato parlamentar definido para o dia 31 de janeiro de 2023, a senadora Nilda Gondim (MDB-PB) proferiu seu discurso de despedida na quarta-feira, dia 14 de dezembro, em sessão que representou um momento histórico do Senado Federal por ser presidida pelo seu filho, senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB), conforme observou o senador Paulo Paim (PT-RS). “Eu estou aqui há quase quarenta anos. E é a primeira vez que eu vejo um ato tão bonito como esse, que demonstra o sentimento de toda a sua Família”, comentou o senador gaúcho.

Paim foi um dos muitos parlamentares que usaram da palavra para homenagear a senadora do MDB da Paraíba e para manifestar o reconhecimento pela sua atuação de destaque no Senado e pelo seu trabalho em defesa dos direitos da mulher, das causas sociais, com destaque para os idosos, as pessoas com deficiência, as crianças e adolescentes, e dos animais.

Em aparte ao pronunciamento da senadora paraibana, Paulo Paim observou que Nilda Gondim é uma daquelas pessoas que fazem a diferença, no olhar, no falar e no carinho com que trata a todos. “Não importa o teor da questão política ou partidária e se Vossa Excelência é contra ou a favor. O seu olhar sempre vem acompanhado de um sorriso”, comentou o senador. E acrescentou: “Um dia vou escrever a minha biografia, e saiba que o seu nome vai estar lá como uma pessoa iluminada com quem eu tive o prazer de conviver no Senado. Essa sinceridade, essa franqueza de alguém que fala com a verdade. Isso pra mim é muito bonito”.

No mesmo sentido, a senadora Simone Tebet (MDB-MS) ressaltou o prazer da convivência com Nilda Gondim no parlamento brasileiro. “Tive o privilégio, dentro deste Senado Federal, de poder conhecer a mulher que você é e o que você representa, não só para o seu Estado (a Paraíba) e para o Nordeste, mas para todo o Brasil”, enfatizou.

Simone Tebet ressaltou que à frente dos grandes homens da Família Vital do Rêgo havia e há Nilda Gondim. “Como fruto dos seus ensinamentos éticos, morais e religiosos é que nós tivemos e temos homens públicos da grandeza de Veneziano. E a forma que eu tenho de homenageá-la, como mãe que sou, conhecendo o seu coração de mãe, é dizer que, mais do que sua história de vida pública, você deixa o legado através dos seus filhos”, comentou a senadora emedebista, fazendo referência ao senador Veneziano Vital do Rêgo e ao ex-senador e atual vice-presidente eleito do Tribunal de Contas da União (TCU), ministro Vital do Rêgo Filho.

A senadora Simone Tebet também destacou o privilégio de ter a primeira líder da Bancada Feminina do Senado Federal e, falando à senadora Nilda Gondim, afirmou: “Eu quero deixar registrado que eu fui, como primeira líder, liderada por você; pela sua história, pelo seu coração. E, embora, dentro da sua docilidade, conheci e vi que nos momentos de indignação, tanto você como nós tiramos a coragem necessária para defender os interesses maiores do Brasil”.

A senadora Mara Gabrilli (PSDB-SP), por sua vez, referiu-se à senadora Nilda Gondim como “uma mulher de muita força; uma gigante nas suas palavras, sempre bem temperadas com a sua doçura, capaz de deixar todo o Plenário doce”. “Espero ter correspondido a toda a sua generosidade e acolhimento que você demonstra com todas as pessoas. A gente assiste o sucesso dos seus filhos sempre visível no conhecimento e na educação que apresentam e que são fruto dos seus ensinamentos, de toda a dedicação em tudo que você faz. Foi uma honra trabalhar ao seu lado nesses dois anos. E aqui, quero expressar toda a minha admiração por você”, ressaltou.

Além de Paulo Paim, Simone Tebet e Mara Gabrilli, também direcionaram, em apartes, palavras de reconhecimento e carinho a Nilda Gondim os senadores Confúcio Moura (MDB-RR), Jayme Campos (União-MT), Eduardo Girão (Podemos-CE), Paulo Rocha (PT-PA), Zenaide Maia (Pros-RN), Eduardo Braga (MDB-AM), Giordano (MDB-SP), Rogério Carvalho (PT-SE), Jean Paul Prates (PT-RN), Izalci Lucas (PSDB-DF), Marcos Rogério (PL-RO), Leila Barros (PDT-DF), Esperidião Amin (PP-SC), Jorge Kajuru (Podemos-GO), Reguffe (sem partido-DF), Eliziane Gama (Cidadania-MA), Lucas Barreto (PSD-AP) e Fernando Collor (PTB-AL).

Referindo-se à senadora Nilda Gondim como “um exemplo para a população da Paraíba”, a senadora Zenaide Maia observou que “Nilda descobriu logo cedo que a maneira mais eficaz de ajudar o seu povo era através da política, porque, por mais que fosse essa mãe carinhosa e que o esposo já fosse político, ela descobriu que precisava, sim, da presença feminina na política”. “Você vai fazer falta, muita falta”, complementou.

Ressaltando a trajetória vitoriosa que a família de Nilda Gondim tem na vida pública e política da Paraíba e do País, o senador Eduardo Braga observou: “Não posso deixar de destacar o brilhantismo da formação política, de caráter e de personalidade que a senhora forjou no seio de sua família e no seio da vida pública da família de vossa excelência”.

Prazer de servir à coletividade – Em seu pronunciamento (o último como senadora da República e como política, conforme enfatizou), Nilda Gondim desafiou seus colegas parlamentares a mencionarem satisfação maior do que contribuir para que se coloque comida no prato de famílias carentes; para que se leve remédios e tratamentos médicos para aqueles idosos que anteriormente aguardavam penosamente em filas de hospitais por um atendimento digno; para que crianças e adolescentes possam seguir alegremente para as escolas na esperança de um futuro cheio de oportunidades. “Levanto a pergunta, nobres colegas: o que na vida pode ser mais satisfatório do que ver a concretização das nossas ações políticas?”

Filha do ex-governador da Paraíba, Pedro Moreno Gondim, viúva do jurista e ex-deputado federal Antônio Vital do Rêgo e mãe do senador Veneziano Vital do Rêgo, do ministro do TCU, Vital do Rêgo Filho, e da médica Rachel Gondim, Nilda Gondim fez um breve relato de sua vida pública; destacou a satisfação de ser autora da Lei Federal nº 12.955/2014 (que estabelece prioridade de tramitação aos processos de adoção em que o adotando for criança ou adolescente com deficiência ou com doenças crônicas) e falou da honra que sentiu ao ser eleita, em 2014, primeira suplente na chapa encabeçada pelo senador José Maranhão (MDB-PB), que faleceu em fevereiro de 2021 em decorrência de complicações provocadas pela Covid-19.

“Lamentavelmente, a Covid-19 abreviou a vida do senador José Maranhão e coube a mim, em um instante de grande tristeza e pesar do povo paraibano, a tarefa de honrar a cadeira que restara vaga nesta Casa. Quero consignar a minha homenagem ao Senador José Maranhão e registrar que foi uma honra dividir o mandato com esse grande político brasileiro”, comentou, direcionando suas palavras à desembargadora e presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE/PB), Maria de Fátima Bezerra Maranhão (viúva do senador Maranhão), que prestigiou a sessão.

No Senado Federal, Nilda Gondim destacou o orgulho de compor uma Bancada Feminina (da qual foi eleita vice-líder) composta de parlamentares competentes e combativas; destacou a satisfação de ter conseguido, por meio de emendas ao Orçamento Geral da União, direcionar R$ 5 milhões e 500 mil para serem investidos na construção (em João Pessoa, Capital da Paraíba) da Casa da Mulher Brasileira, que proporcionará às paraibanas acesso a serviços especializados para garantir condições de enfrentamento à violência doméstica, e prestou contas, resumidamente, de sua produção legislativa no Senado Federal.

“Durante esses dois anos – observou –, propus vinte e três projetos de lei, e, destes, quatro já foram aprovados pelo Senado e seguem tramitando na Câmara dos Deputados; apresentei a Proposta de Emenda à Constituição nº 24, de 2021, que busca reconhecer como tempo de contribuição das servidoras públicas e das seguradas do Regime Geral da Previdência Social o período de tempo dedicado ao cuidado com os filhos, e fui subscritora de outras vinte e oito PECs apresentadas pelos nobres colegas. Tenho enorme esperança de que esses projetos feitos com grande dedicação e com senso de oportunidade e necessidade avancem e ofereçam ao povo brasileiro os benefícios que idealizamos.

Mesmo após o término do seu mandato, em 31 de janeiro de 2023, Nilda Gondim garantiu que continuará acompanhando os projetos de lei, a PEC nº 24/2021 e as demais iniciativas (projetos de lei e PECs) que subscreveu, diligenciando para que tais propostas possam florescer.

Segue, na íntegra, o pronunciamento feito pela senadora Nilda Gondim:

“Sr. Presidente, amigas Senadoras e amigos Senadores,

Venho hoje a esta Tribuna para realizar o meu último discurso como Senadora da República e como política, assim como outros colegas que me antecederam nos últimos dias.

Como mulheres e homens públicos, todos nós sabemos que a política tem o condão natural de proporcionar uma espécie de satisfação rara. O prazer de contribuir de forma efetiva e em grande escala para a melhoria de vida das pessoas.

Desafio os colegas a mencionar satisfação maior do que ver as nossas ações políticas colocarem comida no prato de famílias carentes; levarem remédios e tratamentos médicos para aqueles idosos que anteriormente aguardavam penosamente em filas de hospitais por um atendimento digno; levarem crianças e adolescentes a seguirem alegremente para as escolas na esperança de um futuro cheio de oportunidades.

Levanto a pergunta, nobres colegas: o que na vida pode ser mais satisfatório do que ver a concretização das nossas ações políticas? Talvez, por essa razão, despedir-se da vida pública não seja uma tarefa simples, trivial.

Em 1960, meu saudoso e amado pai, Pedro Gondim, foi eleito Governador do Estado da Paraíba. Eu tinha apenas 14 anos e, desde então, a política faz parte da minha trajetória.

Por isso, desde muito jovem, tive a honra – desculpe a emoção – e a oportunidade de ajudar a construir a história do meu Estado e do meu País. Desde cedo percebi que a política era algo natural para mim, pois sempre gostei de escutar as pessoas, de sentar para tomar um café, entender as suas necessidades e seus sofrimentos e de buscar meios para melhorar a vida daqueles que confiavam nas suas ações como instrumento de transformação.

Sempre gostei de encontrar o povo, de fazer política de casa em casa, de organizar reuniões, de sentir o calor das massas, de ver o sorriso de alegria e de confiança daqueles que nos seguiam. Disso, certamente, também sentirei falta.

Participei da caminhada política do meu marido, Antônio Vital do Rêgo, como Deputado Federal. Posteriormente, com orgulho, colaborei ativamente na trajetória política dos meus filhos, Vital do Rêgo Filho e Veneziano, ambos largamente conhecidos por V. Exas. Em 2010, decidi ingressar na vida pública, e o povo paraibano me concedeu a honra de ser eleita Deputada Federal, em minha primeira eleição.

Em minha iniciação no Poder Legislativo Federal, busquei cumprir com altivez a missão que me fora confiada pelo povo paraibano. Fui reconhecida com o prêmio de Parlamentar mais atuante por uma importante publicação da Editora Abril e tive a honra de ter aprovado o Projeto de Lei nº 659, de 2011, que se transformou na Lei 12.955, de 2014, que estabelece prioridade de tramitação aos processos de adoção em que o adotando for criança ou adolescente com deficiência ou com doenças crônicas.

No fim do meu mandato como Deputada Federal, tive a grande honra de compor a chapa da candidatura do Senador José Maranhão, como 1ª suplente. Mais uma vez, o povo da Paraíba nos concedeu um voto de confiança, nos conduzindo ao Senado Federal.

Eu tenho a grata alegria de receber a nossa Desembargadora, Presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba, a viúva de Maranhão, Dra. Fátima Maranhão. Está ali e veio nos prestigiar.

Lamentavelmente, a Covid-19 abreviou a vida do Senador José Maranhão, e coube a mim, em um instante de grande tristeza e pesar do povo paraibano, a tarefa de honrar a cadeira que restara vaga nesta Casa. Quero consignar a minha homenagem ao Senador José Maranhão e registrar que foi uma honra dividir o mandato com esse grande político brasileiro.

Ao tomar posse como Senadora da República, o Brasil vivenciava um cenário difícil: a Covid-19 ceifava, em média, mil vidas por dias, situação que ficaria ainda pior nos meses seguintes. Busquei colaborar com o País votando com V. Exas. proposições que foram fundamentais para mitigar a crise sanitária que vivíamos. Durante esses dois anos, propus vinte e três projetos de lei, e destes quatro já foram aprovados pelo Senado e seguem tramitando na Câmara dos Deputados.

Apresentei a Proposta de Emenda à Constituição nº 24, de 2021, que busca reconhecer como tempo de contribuição das servidoras públicas e das seguradas do Regime Geral da Previdência Social o período de tempo dedicado ao cuidado com os filhos. Também fui subscritora de outras vinte e oito PECs apresentadas pelos nobres colegas. Tenho enorme esperança de que esses projetos, feitos com grande dedicação e com senso de oportunidade e necessidade, avancem e ofereçam ao povo brasileiro os benefícios que idealizamos. Mesmo após o término do meu mandato, continuarei acompanhando-os e diligenciando para que essas propostas possam florescer.

Gostaria de registrar, com profundo carinho e com muita gratidão, a sorte que tive de ingressar no Senado Federal em um período marcado pela gestão do presidente Rodrigo Pacheco. Tenho por ele uma enorme admiração pelo incrível homem público, pelo incansável defensor da democracia e pela sabedoria que demonstrou ao enfrentar as adversidades que se apresentaram durante a sua administração. Como Vice-Líder da Bancada Feminina, não posso deixar de registrar o apoio do presidente Pacheco aos nossos pleitos e à amplificação da nossa voz nesta Casa.

Neste mandato, consegui apresentar diversas iniciativas e votar para promover mudanças sociais em áreas que considero fundamentais, como na redução da desigualdade, na defesa das crianças e dos adolescentes, dos idosos e das pessoas com deficiência.

Não obstante, com grande satisfação, reconheço que, junto às demais Senadoras, fizemos grandes avanços da defesa dos direitos das mulheres. Tenho muito orgulho de compor uma bancada feminina com Parlamentares tão competentes e combativas, que muito me honraram com a escolha do meu nome para ocupar a Vice-Liderança deste grupo seleto e nobre.

Queridas Senadoras, queridos Senadores,

A nossa luta por igualdade ainda está longe do fim, mas, a cada dia, estamos mais próximas de um cenário em que a misoginia e os vestígios de uma cultura patriarcal deixarão de impactar nas vidas de todas as brasileiras. Tenho certeza de que cumprimos a nossa missão de reduzir a distância para a materialização dessa sonhada realidade.

Com orgulho, anuncio que consegui, através das minhas emendas parlamentares, no valor de R$5,5 milhões, levar para o Estado da Paraíba a Casa da Mulher Brasileira, que proporcionará às paraibanas acesso a serviços especializados para garantir condições de enfrentamento à violência doméstica e para ofertar maior autonomia a elas. Acredito que este seja um dos maiores legados que eu deixo para as mulheres da minha amada Paraíba.

Gostaria ainda de registrar meus agradecimentos a todos os servidores do Senado Federal, em especial aos servidores do meu gabinete, pela dedicação, competência e zelo com os quais nos auxiliam a cumprir a missão que os brasileiros nos confiaram.

Nobres colegas,

Nos versos de Pablo Neruda, saudade é solidão acompanhada. Seguirei saudosa, porém acompanhada de boas memórias, geradas pelo companheirismo de cada um e de cada uma de V. Exas. Seguirei acompanhada do sentimento de missão cumprida e do legado que, certamente, verei florescer. Seguirei acompanhada da esperança que nunca deixaremos morrer; acompanhada da convicção de que o nosso povo terá um futuro melhor.

Seguirei acompanhada dos meus filhos: Veneziano, Vitalzinho, Rachel e dos meus netos, que tanto amo, e do contato com os animais a quem a natureza tanto venera.

Finalmente, seguirei saudosa, porém, acompanhada das lembranças de uma vida política praticada com bondade, lealdade e amor.

Obrigada, amigos e amigas. Obrigada Sr. Presidente.

Registro a presença da desembargadora Fátima Maranhão, viúva do nosso senador José Maranhão, que eu já registrei; do pessoal todo do MDB, meu partido a que eu quero bem, que eu amo, que eu gosto… (Eu sempre fui do MDB); do deputado Fábio Ramalho, meu companheiro deputado Federal – meu Deus do céu, essa criatura é maravilhosa, eu quero muito bem a ele –; do deputado Ruy Carneiro, paraibano, filho de uma grande amiga minha, que hoje está lá no céu, mas que foi a maior amiga que eu tive no Colégio das Lourdinas; da senadora Maria Eliza, suplente senadora de Confúcio, que passou quatro meses conosco – ela está ali e veio exclusivamente para ver a despedida da gente (uma amizade que nós estamos cultivando), e do deputado Baleia Rossi, que está aqui. Baleia – Oh querido! –, nosso presidente. E que presidente, viu meu filho? Que presidente! deputado Baleia Rossi, meu querido amigo.

Muito obrigada!! E que Deus continue nos abençoando sempre. É o que eu desejo.”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *