Últimas notícias

1ª Vara da Infância e Juventude da Capital inicia segunda-feira curso preparatório para adoção

Tem início nesta segunda-feira (29) o Curso de Preparação Psicossocial, Pedagógica e Jurídica para Adoção. A abertura, de forma presencial, acontecerá a partir das 8 horas, no auditório do Fórum Cível da Comarca da Capital, na Avenida João Machado, conforme informou o juiz Adhailton Lacet Porto, titular da 1ª Vara da Infância e Juventude de João Pessoa.

De acordo com a organização do evento, até o presente momento 73 participantes se inscreveram no curso, sendo 47 de João Pessoa e 26 de outras comarcas, quais sejam: Mamanguape, Jacaraú, Sapé, Rio Tinto e Santa Rita.

“O curso preparatório para adoção é um pré-requisito para toda e qualquer pessoa que pretende adotar uma criança”, afirmou o juiz Adhailton Lacet. Ele adiantou que durante o curso serão abordados aspectos jurídicos, psicológicos e sociais da adoção. “O curso é obrigatório. Ninguém pode adotar sem que tenha feito esse curso”, afirmou.

Adhailton Lacet revelou que ao final os participantes receberão um certificado atestando que estão aptos a requerer a adoção. Segundo ele, todas as atividades serão realizadas através da plataforma zoom pela Escola Superior da Magistratura (ESMA). Todo o curso é preparado pela equipe multidisciplinar da 1ª Vara da Infância e Juventude de João Pessoa, com a supervisão do juiz titular.

O curso, que vai até o dia 19 de setembro, terá a participação de representantes do Ministério Público, da Defensoria Pública, bem como de convidados especiais como o Grupo de Estudos e Apoio à Adoção de João Pessoa (GEAD-JP), além de professores universitários, psicólogas, assistentes sociais e de pedagogas que compõem o Núcleo de Apoio da Equipe Multidisciplinar (NAPEM).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *