CulturaÚltimas notícias

Prefeito cria a João Pessoa Film Comission na presença de Tizuka Yamasaki e Jaime Monjardim

A manhã desta sexta-feira (26) será lembrada como um divisor de águas na história do cinema em João Pessoa e na relação da cidade com a produção de filmes brasileiros e internacionais. Isso porque, na Usina Cultural Energisa, o prefeito Cícero Lucena e o vice-prefeito Leo Bezerra assinaram a criação da João Pessoa Film Comission, além de terem recebido a carta balizadora da Agência de Cinema e Audiovisual, dois organismos que vão atuar no fomento e articulação da produção cinematográfica na cidade. O ato acontece dentro da programação do Festincine JP.

“Tenho uma visão clara do potencial do audiovisual na nossa cidade e no nosso Estado. Com essas iniciativas reconhecemos a nossa produção, o valor dos nossos cineastas e trazemos novas oportunidades, informações, parcerias, atraímos a produção de fora, então é um momento de grande fomento do nosso cinema”, afirmou Cícero Lucena.

A João Pessoa Film Comission tem o papel de atrair negócios para a produção de filmes na cidade e facilitar a vida dos produtores. “Em vez de procurar uma série de órgãos em busca das licenças necessárias, quem quiser rodar um filme, um programa de televisão ou uma peça publicitária em João Pessoa vai poder resolver isso rapidamente na Comissão”, explicou o diretor executivo da Funjope, Marcus Alves.

Além de assinar a Lei que criou o órgão, o prefeito Cícero Lucena firmou parceria com a comissão da cidade de São Paulo, a SPFilm. A coordenadora do órgão, Carolinne Golfeto, avaliou que a Film Comission traz benefícios para economia local como um todo. “Estudos apontam que cerca de 67% do orçamento de uma produção audiovisual vão para outros setores, nos serviços que são utilizados durante a produção. Além disso a cidade ganha mais turistas pela divulgação do destino. Esse é um investimento inteligente que beneficia a cidade a curto, médio e longo prazo”, destacou.

A cineasta gaúcha Tizuka Yamasaki, que tem no currículo o filme ‘Parahyba Mulher Macho’, de 1983, esteve presente no evento e celebrou o desenvolvimento da produção cinematográfica no Estado. “Acho isso incrível pois senti na carne a dificuldade de fazer cinema aqui, de levantar recursos, e tenho a grata satisfação de ver que isso vai mudar, nós vamos vencer”, afirmou lembrando a produção do filme que contou a história da poetisa paraibana Anayde Beiriz.

Agência – A criação da Agência de Cinema e Audiovisual de João Pessoa foi mais uma novidade anunciada para a área. Nesta sexta, o prefeito Cícero Lucena recebeu do Conselho Municipal de Políticas Culturais a carta balizadora para a organização. “Estamos nesta construção há muito tempo e esta carta proporciona as diretrizes e leis que serão cumpridas nos próximos anos. A carta traz problemáticas do setor e como elas serão resolvidas a partir da Agência”, explicou a cineasta Raysa Prado, representante do Conselho.

A Agência pretende ser um ambiente onde será possível planejar as políticas do audiovisual da Cidade, fomentar a produção, a circulação e formar profissionais da área desde diretores até técnicos.

Festincine JP – O Festival Internacional de Cinema de João Pessoa acontece desta sexta (26) até a próxima terça-feira (30). Além da exibição, o evento foca na realização de rodadas de negócios onde os diretores locais poderão apresentar e discutir projetos com grandes sistemas de investimento do cinema no Brasil e no Mundo. “Este é um Festival de exibição, mas também de mercado e de negócios”, explicou Marcus Alves.

O cineasta Jayme Monjardim, que participou da idealização do Festival, atua como jurado da mostra competitiva. “A Paraíba e João Pessoa estão colocando um projeto incrível para a frente, que nasceu de um sonho e agora toma corpo. O mais importante é que vai além da exibição do filme, mas abrange os negócios, se discute cinema. Isso vai fazer uma grande diferença”, afirmou.

Mais informações sobre o Festincine podem ser encontradas na página oficial do Festival: www.festincinejp.com.br/.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *