Destaque

Defesa Civil reforça monitoramento em João Pessoa após alerta do Inmet e início do inverno

Com previsão de chuvas e proximidade do inverno, Compdec-JP intensifica ações nas áreas de risco e alerta população para medidas preventivas

A Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil de João Pessoa (Compdec-JP) intensificou, nesta terça-feira (17), o monitoramento de áreas de risco na capital paraibana. A medida foi tomada após o alerta de acumulado de chuva emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), com validade até as 10h da quarta-feira (18), e pela chegada do inverno no Hemisfério Sul, que começa oficialmente na próxima sexta-feira (21).

Segundo o Inmet, João Pessoa pode registrar chuvas entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, o que representa baixo risco de alagamentos e pequenos deslizamentos. Mesmo assim, as equipes da Defesa Civil estão em estado de prontidão, principalmente nas áreas mais vulneráveis da cidade.

“Com a proximidade do inverno, estamos reforçando o monitoramento nas zonas de risco, conforme orientação da gestão municipal”, destacou Kelson Chaves, coordenador da Defesa Civil da Capital.

Ele também reforçou o uso da ferramenta ‘Defesa Civil Alerta’, que envia notificações via SMS (número 40199) mediante o cadastro do CEP do usuário. “Qualquer dúvida, basta ligar para o 199 ou mandar um WhatsApp para o número (83) 98831-6885 que ajudamos no cadastro”, completou.

☔ Recomendações da Defesa Civil:

  • Evite transitar por ruas alagadas;

  • Não utilize eletroeletrônicos sob chuva;

  • Evite se abrigar sob árvores;

  • Abandone locais de risco ao primeiro sinal de deslizamento ou instabilidade e acione a Defesa Civil imediatamente.

📲 Como acionar a Defesa Civil:

O serviço funciona 24 horas, inclusive em fins de semana e feriados. A população pode acionar o atendimento:

  • Pelo telefone 199

  • Pelo WhatsApp (83) 98831-6885

  • Ou pelo aplicativo ‘João Pessoa na Palma da Mão’, disponível gratuitamente nas lojas digitais (Play Store e AppStore).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *