Notícias urgentesPolítica

Bancada feminina espera avanços na nova legislatura

Com a maior quantidade de mulheres senadoras na história do Senado, a nova legislatura começa com a expectativa de avanços. Embora as senadoras ainda não ocupem cargos definidos na Mesa do Senado, elas ainda aguardam a definição dos quatro postos restantes e das vagas nas comissões.

A senadora Leila Barros, Procuradora Especial da Mulher no Senado, afirmou que ainda há grandes desafios enfrentados pela bancada feminina, apesar da conquista recente de um compromisso assumido pelo presidente do Senado de colocar uma mulher à frente de um novo colegiado para a defesa da democracia. Ela criticou a falta de uma mulher na composição da Mesa do Senado após a eleição dos membros e pediu uma reflexão dos senadores sobre o tema.

A senadora Eliziane Gama, atual líder da bancada feminina, afirmou ser necessário e urgente que as mulheres estejam nas presidências de Comissões. Ela irá fiscalizar, acompanhar e cobrar dos líderes partidários para que as mulheres possam ter ativismo e protagonismo no Senado. A senadora Soraya Thronicke lembrou que as mulheres são a maioria do eleitorado brasileiro, mas continuam sub-representadas na vida pública.

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, concordou com as falas das senadoras e lamentou a sub-representação da Bancada Feminina nas eleições da Mesa. Ele fez um apelo para que os líderes partidários tenham sensibilidade nas vagas remanescentes na Mesa e nas comissões. Além disso, ele assumiu o compromisso de colocar uma mulher na nova comissão que será criada no Senado.

Fonte: Agencia Senado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *