sexta-feira, novembro 14, 2025
Politica

Audiência Pública proposta pela vereadora Jô Oliveira debate impactos do VLT em Campina Grande

No próximo dia 5 de novembro, às 19h, a Câmara Municipal de Campina Grande (CMCG) sediará uma audiência pública para discutir a implementação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) no município. A iniciativa é da vereadora Jô Oliveira (PCdoB), que desde a apresentação do projeto tem dialogado com organizações sociais e moradores das áreas que poderão ser diretamente impactadas pela obra, anunciada como um projeto importante para a mobilidade urbana da cidade e aguardada por décadas.

Participarão da audiência representantes das famílias atingidas nas comunidades por onde o VLT vai passar, organizações da sociedade civil como a Frente pelo Direito à Cidade, o Observatório das Metrópoles, a União Campinense das Equipes Sociais (UCES), Centro de Ação Cultural (Centrac), representantes da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). O poder público municipal será representado pelas Secretarias de Obras, Assistência Social, e Planejamento, além da  Procuradoria do Município e da Superintendência de Trânsito e Transportes Públicos (STTP). Foram convidados também para participar do debate a Defensoria Pública da União (DPU) e a Comissão Estadual de Prevenção aos Conflitos no Campo e na Cidade.

Jô Oliveira também destacou a preocupação com as famílias que vivem às margens da antiga linha férrea, que será revitalizada para a instalação do VLT, e que ainda não receberam informações claras sobre seu destino.

O que está sendo proposto

De acordo com informações divulgadas pela Prefeitura de Campina Grande, o VLT deverá ser implantado ao longo de 15 quilômetros de linha férrea já existente, com modernização da estrutura, substituição de trilhos e dormentes e construção de estações. O trajeto ligará 11 bairros, partindo da Estação Araxá, nas proximidades da Fundação Assistencial da Paraíba (FAP), até o bairro Aluízio Campos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *