CidadeNotícias urgentes

Apresentações que exaltam a arte negra encerram exposição de Elioenai

Obras do multiartista paraibano permanecem expostas até o dia 2 de fevereiro no Centro Cultural São Francisco

 

Será encerrada na próxima quinta-feira (2), às 19 horas, a exposição A arte negra e seus reflexos na atualidade, do artista multicultural paraibano Elioenai Gomes, as obras estão em cartaz no Centro Cultural São Francisco desde o mês de novembro. A mostra tem o objetivo de celebrar e exaltar a cultura e arte negra e seu encerramento será um evento especial com debate e reflexão sobre ancestralidade, danças, músicas e muito axé.

 

A programação da noite inclui uma roda de conversas sobre o trabalho e trajetória do artista Elioenai Gomes, mediada pelo artista Guto Oca, com participação especial do produtor cultural Ricardo Peixoto. Seguida pela performance de dança afro “ECOS da África”, por Tutu Carvalho e Elioenai Gomes e do pocket show do grupo Raízes com um repertório recheado de ritmos e danças afro-indígenas.

 

Para Elioenai Gomes, será uma noite memorável por mais uma oportunidade de celebrar a cultura afro e seus reflexos na atualidade. “Falar da minha trajetória como artista, dialogar com as pessoas presentes, onde elas irão apreciar as diversificadas peças do acervo da minha arte e toda a significação e simbologia contidas nela. São obras e objetos de arte, souvenirs, estamparias, esculturas, pinturas em vestuário e arte postal, entre outras que foram e estão disponibilizadas à venda para a campanha Ateliêmulticulturalvivo”, contou o artista.

 

Sobre o artista – Elioenai Gomes do Nascimento é paraibano, nascido em João Pessoa. Tem formação em educação artística pela UFPB, com uma trajetória artística de três décadas, já realizou várias exposições individuais e coletivas, dentro e fora do Brasil. Há 15 anos, é morador do Centro Histórico da capital paraibana e gestor cultural do Ateliê Multicultural Elioenai Gomes, que está sendo revitalizado na Rua da Areia, 155, no Varadouro. O ateliê é um espaço de desenvolvimento social e cultural, onde ele utiliza a arte como principal ferramenta de transformação. Possui vários produtos nascidos de projetos de fomento cultural, a exemplo do grupo Raízes que mantém viva e resistente as danças e os ritmos afro-indígenas.

 

Centro Cultural São Francisco – Grande complexo arquitetônico construído no Centro Histórico de João Pessoa, o Centro Cultural São Francisco é aberto para visitas de terça a domingo. No local, os turistas entram em contato com a história e também podem conferir exposições de artes temporárias e fixas.

 

Serviço:

Encerramento da exposição “A arte negra e seus reflexos na atualidade”

Local: Centro Cultural São Francisco

Horário: 19h

Entrada gratuita

https://centroculturalsaofrancisco.negocio.site/

Imagens cedidas por: Tê Comunicação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *