sexta-feira, novembro 14, 2025
GeraisNotícias Recentes

Agricultores de João Pessoa colhem 20 toneladas de milho para abastecer festas juninas

Programa ‘Eu Posso Semear’ garante produção local de milho e hortaliças, reforçando segurança alimentar e renda de famílias agricultoras

Com a chegada dos festejos juninos, o milho volta a ocupar posição de destaque nas feiras e nas mesas nordestinas. Em João Pessoa, a produção local do grão se antecipa à temporada para garantir que pamonhas, canjicas e outras iguarias típicas não faltem nas comemorações. Neste ano, agricultores do programa municipal Eu Posso Semear preveem colher cerca de 20 toneladas de milho, segundo estimativa da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedest).

Na zona rural da capital, mais precisamente em Ponta de Gramame, a colheita começou em maio e abastece atualmente feiras nos bairros do Bessa, Manaíra e Bancários. A produção é fruto de um planejamento iniciado ainda em fevereiro, com apoio técnico e logístico da Prefeitura.

“Essa produção foi pensada para garantir milho suficiente nas mesas das famílias. A previsão é que cheguemos às 20 toneladas até o fim de junho”, afirmou Adriano Vasconcelos, diretor de Agricultura Familiar e Pesca da Sedest.

Entre os beneficiados está o agricultor Joselito Severino dos Santos, o Doda, que há quase três décadas tira da terra o sustento da família. Neste ano, investiu na compra de sementes e calcula colher cerca de 400 mãos de milho — cada uma com média de 52 espigas. A mão está sendo vendida a R$ 50, diretamente ao consumidor, sem atravessadores.

“A Prefeitura nos apoia com o transporte até as feiras. Vendemos toda semana no Parque Parahyba 1, no Bessa, em Manaíra e no Parque das Três Ruas, nos Bancários. Isso ajuda demais porque o lucro fica todo com a gente”, destacou o agricultor. Ele ainda reforça que toda a produção é livre de agrotóxicos: “É tudo orgânico, feito com acompanhamento técnico”.

Além do milho, a Sedest iniciou em junho a distribuição de 1 tonelada de sementes de feijão para manter o ciclo produtivo ativo. O feijão, um dos pilares da agricultura familiar no Brasil, também será cultivado por 85 famílias atendidas pelo programa.

Em fevereiro, os mesmos produtores receberam suporte para o cultivo de hortaliças como coentro, alface, couve, rúcula, pimentão, berinjela, quiabo, tomate, entre outras. Essa produção também está sendo comercializada nas feiras da Agricultura Familiar organizadas pela Prefeitura.

Programa fortalece agricultura agroecológica

Lançado pela gestão municipal, o Eu Posso Semear promove o fortalecimento da agricultura familiar em João Pessoa. Além da distribuição de sementes e mudas, o programa oferece preparo do solo com trator, assistência técnica, transporte para feiras e logística para comercialização direta, além de ações como inseminação e vacinação de bovinos, emissão do CAF (Cadastro da Agricultura Familiar) e educação agroecológica.

Para participar, os agricultores precisam comprovar que cultivam dentro dos limites de João Pessoa e que não utilizam agrotóxicos. Não há exigência de tamanho mínimo da propriedade, apenas a viabilidade da produção e comercialização.

Com ações voltadas à segurança alimentar e geração de renda, o programa tem se consolidado como uma ferramenta importante para a valorização da produção local, especialmente em datas simbólicas como o São João, onde o milho vira símbolo de cultura, economia e tradição.

Fotos: Quel Valentim

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *