CidadeGerais

Vereadores discutem revitalização do Centro de João Pessoa

Nesta terça-feira (25), o vereador Marcílio do HBE pautou a revitalização do Centro de João Pessoa, na tribuna da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP). Ele informou sobre a elaboração de um projeto indicativo que trata a esse respeito, visando incentivar o potencial comercial, turístico e habitacional da região.

O parlamentou relatou: “Ouvindo a sociedade, refletimos o que era o Centro de João Pessoa. As escolas, comércios, hoteis. Hoje, não tem mais”. Segundo disse, o indicativo tratará de incentivos através de novas moradias, redução de impostos e outras possibilidades que permitam ao bairro voltar a ‘ter vida’. “Estamos aqui para fazer o melhor para o povo, buscar, apresentar, discutir e levar o melhor para a sociedade”, ressaltou.

Na ocasião, Marcílio também agradeceu a destinação de emendas do deputado federal Cabo Gilberto (PL) e ao prefeito Cícero Lucena (PP), que atendeu à emenda impositiva de seu gabinete referente à pavimentação da Rua Salvador Batista, no Bairro dos Estados: “É um grande gesto que o deputado federal fez e tem todo nosso apoio, acredito que de todos os vereadores e de toda a sociedade. Agradeço ao prefeito Cícero, atendendo uma emenda impositiva nossa de 2021. O Bairro dos Estados inicia hoje a obra da Rua Salvador Batista. Destinamos emendas impositivas para aquela obra. (…) Uma demanda que os moradores do bairro sonhavam em ver, sonhavam em ver o bairro mais iluminado. É esse o trabalho que o gabinete do vereador Marcílio tem feito por toda a cidade”.

Para o colega parlamentar Marcos Henriques (PT), a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) e o Governo da Paraíba precisam fazer um projeto para o Centro. “Entendemos que a região da praia está impulsionando muito o mercado, mas muita gente ainda tem a referência. Precisamos de equipamentos que possam revigorar o Centro da cidade. Temos muitos lugares que poderíamos potencializar, que o Poder Público poderia gerar emprego”. “As coisas vão melhorar, também, quando o povo puder consumir mais. Acredito que com a melhoria do salário mínimo e condições de trabalho, isso terá um reflexo no comércio”, destacou.

Já o Coronel Sobreira (MDB) acredita que os órgãos públicos devem se localizar na região: “(…) Estaria fortalecendo os comerciantes que ainda estão resistindo aqui no Centro. O que o Centro está precisando é de ser revigorado, que traga serviço para que os comércios não se desloquem para outros bairros”.

Também se disse preocupado o vereador Odon Bezerra (PSB), que contou que algumas ações estão em estudo pela Secretaria de Planejamento da Prefeitura de João Pessoa, a fim de povoar o local. “Onde funcionou a Igreja Universal do Reino de Deus, na Rua Treze de Maio, deverá ser criado um shopping”, expôs. Ele lembrou que a falta de estacionamentos é outro dificultador. Sobre a possibilidade de criar mais um shopping popular, Sobreira argumentou: “Nós conversamos com alguns lojistas e eles não acham bacana isso. Seria mais um, como se fosse aumentar a concorrência. Não vou entrar no mérito, mas uma coisa que precisa ser feita, e aqui a gente pode discutir isso, é fortalecer, melhorar, os shoppings populares que já existem na cidade. Se houver essa melhoria, esses comerciantes voltariam aos seus shoppings para trabalhar dignamente”.

Marcílio, então, sugeriu: “Tramita na justiça um processo sobre o sistema de estacionamento rotativo Zona Azul. Poderíamos fazer um apelo à Justiça para que o cidadão possa usar a Zona Azul novamente”. Ele ainda citou outro projeto quanto à afixação de cartazes em postes históricos: “Um povo sem história não tem identidade”. E concluiu: “Precisamos reestabelecer, dar forças às famílias e comerciantes, para que o cidadão possa ter o espaço de poder frequentar o comércio e andar por ele com segurança e tranquilidade”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *