Notícias urgentesPolítica

Vereador Bruno Farias faz pronunciamento antirracismo

O parlamentar se indignou com o episódio de racismo sofrido por jogador e cita ações de combate a esse crime

O vereador Bruno Farias, indignado pelo fato de que, em pleno século XXI, a humanidade ainda se depare com as cenas chocantes e abjetas de racismo, se pronunciou sobre as agressões, insultos e violências praticadas contra o atacante brasileiro Vinicius Junior, do Real Madrid, um dos atletas mais completos e talentosos do futebol mundial.

“Mais do que prestar solidariedade, nos irmanamos aos seus justos apelos e veementes reclamações contra essa atitude hedionda e abominável. Chegamos a um tempo em que apenas ser contra o racismo não é mais o suficiente. É preciso que todos sejamos antirracistas, não aceitando, mas, sobretudo, protestando e condenando quem pratica esse crime contra a dignidade humana”.

Em seu mantado, o parlamentar demonstra não só com palavras, mas também com ações ser averso a esse que é um dos traços mais odientos, execráveis, repugnantes e cruéis do homem: o racismo.

É da lavra de seu mandato a Lei nº 14.738/2023 que dispõe sobre a Política Municipal de Prevenção e de Combate ao Racismo Institucional. Compreende-se como racismo institucional toda ação ou omissão, pautada no pertencimento étnico-racial da vítima, adotada por agentes públicos no exercício de suas atribuições a qualquer pessoa da sociedade civil. “Será caracterizado como racismo institucional toda ação ou omissão que se manifeste de forma explícita e subjetiva que diz respeito à aparência ou gestos da vítima”, explica.

Bruno também enviou ao executivo a Indicação nº 79/2022, a fim de que seja implementa a obrigatoriedade de capacitação dos professores da rede de ensino pública e privada para atuação na promoção da igualdade racial.

O parlamentar deu entrada ainda no PLO nº 1482 de 2023 que Institui a Campanha Permanente de Combate ao Racismo nas Escolas do Município de João Pessoa.

“O racismo não é apenas o reflexo de uma alma doentia; é um crime violento contra o ser humano, contra a vida e contra a própria existência. Temos orgulho dos pretos e pretas, principalmente dos que construíram esse País e que legaram ao mundo um patrimônio precioso na cultura, nos costumes, nas artes, nos esportes, no empreendedorismo, na vida pública, no magistério, na medicina, na advocacia, nas engenharias e em todas as esferas das atividades humanas. As lutas e as conquistas dos homens pretos, ao longo da História, são a maior expressão da liberdade, da igualdade e da cidadania”, finaliza.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *