Política

Vereador alerta sobre acidentes com ciclomotores elétricos

Nesta terça-feira (15), na Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), o vereador Milanez Neto (PV) alertou sobre acidentes com motocicletas e patinetes elétricos nas ciclovias de João Pessoa e comemorou o Novo Plano de Aceleração do Crescimento (PAC) que prevê investimento de R$ 36 bilhões em obras e serviços para a Paraíba, incluindo a revitalização do Centro Histórico da Capital.

O parlamentar relatou sua preocupação diante de inúmeros acidentes na orla da Capital ocasionados por ciclomotores elétricos: “Temos um PLO tramitando na Casa para votar a matéria e regulamentar esse tipo de serviço, que é necessário e urgente. Todos os dias acontecem acidentes com famílias nesses locais. Não tem critério para alugar, não tem idade mínima, não tem lugar para utilizar. A gente precisa votar essa matéria com a maior brevidade e cobrar eficácia dessa lei para dar qualidade de vida às pessoas que aqui vivem”, argumentou.

Sobre a previsão de investimento em obras e serviços no Estado, através do Novo PAC, Milanez comemorou: “Agora João Pessoa avançou, garantiu a obra do Parque Ecológico, que já tinha perdido recurso e garantiu novamente através do PAC. Todos sabem a dificuldade de executar uma obra em centro histórico, a burocratização e cobrança de Iphan, Copac. Muitas vezes a própria prefeitura é cobrada como se fosse um particular. Se bater com a estaca e passar um azulejo, a obra para, chamam arqueologistas e demora de seis meses a um ano assim”. Ele ainda explanou que algumas das obras e serviços contemplados pelo Novo Plano são a revitalização do Centro Histórico, alocação do Parque Ecológico do Rio Sanhauá e do Museu da Cidade, além da conclusão da obra do Antigo Conventinho.

“Tenho satisfação, enquanto ex-coordenador do Patrimônio Histórico da cidade. Todos esses projetos foram feitos por uma parceria da Comissão do Centro Histórico e o Governo da Espanha. Tem mais de 20 anos que esses projetos estavam esperando. O governo de Dilma garantiu o recurso e hoje o governo de Lula ratifica a garantia de recurso para que a gente dignifique o nosso Centro Histórico. Nunca vi um único estado que conseguiu crescer sem respeitar sua história”, enfatizou.

Milanez pediu a ajuda dos demais vereadores e do Ministério Público Federal para mostrar a importância da obra do Parque Ecológico para João Pessoa.

O presidente da Casa Legislativa, Dinho Dowsley (Avante), afirmou sobre o Novo PAC: “Tem que flexibilizar o patrimônio histórico para que essas construções, essas reformas, saiam. Até para os proprietários de residências históricas e tombadas também se interessem e coloquem recurso no equipamento.

Já o vereador Odon Bezerra (PSB) acrescentou que a Prefeitura Municipal de João Pessoa tem conseguido avançar na revitalização do Centro Histórico e acrescentou: “É preciso um olhar diferenciado. Estamos tratando da questão do Iphaep. Os processos tramitam ali no passo de tartaruga. Que o Iphaep seja mais sensível a essa ansiedade do povo de João Pessoa”. Marcos Henriques (PT) também se pronunciou sobre o tema: “Se o Iphaep, o Iphan, não tiverem a sensibilidade de que a gente precisa povoar, então o Centro vai se acabar. Precisamos de ações transversais”.

Os colegas parlamentares Zezinho Botafogo (PSB) e Coronel Sobreira (MDB) parabenizaram o pronunciamento de Milanez. O Coronel destacou: “O que está faltando nessa área da ciclovia, apesar de óbvio, é a sinalização. Acho que a Semob, neste momento inicial, poderia fazer uma sinalização em relação ao uso. É algo simples, com pouco custo e é extremamente educativo para que usem corretamente as ciclovias da cidade”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *