Gerais

Representantes do Ministério da Saúde visitam Metropolitano para conhecer práticas da Odontologia Hospitalar

Representantes da Saúde Bucal (SB) do Ministério da Saúde (MS), acompanhados de técnicos da Secretaria Estadual de Saúde, realizaram uma visita técnica, na tarde dessa segunda-feira (14), ao Hospital Metropolitano Dom José Maria Pires, unidade pertencente à rede estadual de saúde e gerenciada pela Fundação Paraibana de Gestão em Saúde (PB Saúde). A visita teve como principal objetivo conhecer as práticas da Odontologia Hospitalar consideradas de destaque e excelência realizadas na unidade.

Para a coordenadora geral de Saúde Bucal do MS, Doralice Severo, essa visita possibilitou uma troca de experiências muito enriquecedora, bem como uma oportunidade de levar ideais que vão servir para nortear as políticas nacionais de saúde bucal. “Nós estamos trabalhando para construir a rede de atenção à saúde bucal no Brasil, e ela não se limita apenas a atenção primária à saúde, mas tem que estar também nos hospitais e nos centros de especialidade. Então, sabíamos que aqui tem um serviço novo, e de excelência, e ficamos curiosos para conhecer. Nosso objetivo é levar daqui as experiências para somar aos protocolos e documentos que precisamos preparar”, relatou a gestora.

Quem conduziu a visita técnica na unidade foi Andreia Medeiros, responsável técnica da Odontologia Hospitalar do Metropolitano, que exemplificou algumas das práticas do serviço que são destaque na área de saúde bucal. “Nós avaliamos todos os pacientes cardíacos que vão fazer cirurgia e fazemos o tratamento odontológico desses pacientes à beira leito, ou em bloco, antes de fazerem a cirurgia cardíaca. Além disso, temos um fluxo de trabalho odontológico em UTI onde avaliamos todos os pacientes. Os principais procedimentos que realizamos são cirúrgicos. Agora em julho, por exemplo, nós atendemos 23 pacientes em bloco cirúrgico fazendo a adequação do meio bucal desses pacientes, que seria a remoção de focos de infecção por meio de restaurações e tratamentos periodontais básicos”, afirmou Andréia.

Segundo a responsável técnica, em 2023, já foram realizados mais de 500 tratamentos periodontais básicos voltados ao tratamento de um dos agravos bucais mais frequentes, a doença periodontal. Ela acrescentou que a extração de dentes também é realizada quando não há outra indicação clínica e o foco de infecção pode comprometer o plano terapêutico do paciente. A Odontologia Hospitalar, segundo Andréia, traz muitas contribuições para o tratamento de infecções sistêmicas que foram oriundas da cavidade bucal.
Além de Doralice Severo, também participaram da visita os assessores de Saúde Bucal do Ministério da Saúde, Everton Bornholdt Falcão, João Cláudio Araújo e Renato Taqueo Ishigame; o coordenador estadual de Saúde Bucal da Secretaria de Estado de Saúde da Paraíba (SES-PB), Marcilio Ferreira; e o professor da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e coordenador da Residência Uniprofissional em Clínica Integrada em Odontologia (ReCLIO), Edson Hilan Gomes.

Para o diretor técnico do Hospital Metropolitano, Matheus Agra, a visita foi muito proveitosa, e a presença da equipe do Ministério da Saúde para conhecer o trabalho realizado na unidade mostra a qualidade do serviço oferecido aos paraibanos.

“É extremamente importante esse reconhecimento da nossa Odontologia Hospitalar pela equipe do Ministério da Saúde. O Hospital Metropolitano foi um dos primeiros a realizar processos seletivos para a Odontologia Hospitalar, o que realmente não se via em outros serviços, e essa área vem crescendo cada vez mais em nossa unidade. Como nosso hospital é referência nas cirurgias cardiológicas, é imprescindível que a saúde bucal dos pacientes esteja completamente adequada para evitar riscos de maiores infecções”, pontuou o gestor.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *