CulturaNotícias urgentes

Velhos Tempos encerra Revista de Cinema Paraibano alusivo ao mês das mulheres

Na quarta e última semana do projeto Revista de Cinema Paraibano especial do mês das mulheres, a TV Câmara JP vai exibir o documentário ‘Velhos Tempos’, dirigido pela cineasta Kalyne Almeida. A produção vai ao ar nos dias 27, 28 e 29 de março, sempre a partir das 21h, através dos canais 6.2 (aberto) e 23 da Net (TV a cabo).

Kalyne Almeida assina direção do documentário

‘Velhos Tempos’ é uma ficção produzida em 2016, baseada em uma história verídica que aconteceu na Paraíba. A proposta do ensaio captado em audiovisual é retratar um pouco a violência contra a mulher. A violência pode ser percebida em atos psicológicos ou morais: a retirada de comida de casa, a manutenção do sofrimento da mulher quando o homem está em uma situação de poder.

A obra participou de festivais e mostras como o Cine Bangüê (2020), o IX Curta Taquary – Festival Internacional de Curta Metragem (2016), e o XI Festival Latino-Americano de Cinema de Canoa Quebrada – Curta Canoa (2016). O conteúdo ainda saiu vitorioso do prêmio de melhor roteiro e de melhor fotografia no Comunicurtas, em Campina Grande (2017).

Kalyne Almeida é cineasta, professora e fotógrafa. Começou a carreira no cinema como diretora de produção e produtora executiva, e já atuou em mais de vinte projetos audiovisuais. É graduada em Comunicação Social pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), com estudos na Universidade de Coimbra; e mestre em Literatura pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). É docente de graduação e doutoranda em Estudos da Mídia na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde estuda vertentes do cinema urgente. Tem seu trabalho autoral voltado, principalmente, para o universo feminino, e atuou como diretora dos filmes de curta-metragem A Ruga (2012), Divas – Vozes Femininas (2012), Velhos Tempos (2016), e Aponta Pra Fé – o curta (2019). A obra ‘Aponta Pra Fé ou Todas as Músicas da Minha Vida’ (2020) foi seu primeiro longa-metragem.

Cinema na TV e Rádio Câmara JP

Criado em 2017, o projeto Revista de Cinema Paraibano da TV Câmara JP foi retomado no mês em que se comemora o Dia Internacional da Mulher. Para celebrar a passagem da data, a emissora escolheu quatro produções de diretoras paraibanas. Os curtas-metragens ‘O que os machos querem’, da diretora Ana Dinniz; ‘Ódo Pupa – Lugar de Resistência’, de Carine Fiúza e ‘Cósmica’ de Ana Bárbara Ramos foram ao ar, respectivamente, na primeira, segunda e terceira semanas de março.

Na semana de exibição de cada obra, a jornalista Edileide Vilaça entrevista na Rádio Câmara FM (88,7 MHz) o servidor da Casa, Lúcio César, responsável pela curadoria das produções, para uma conversa sobre o filme da semana. A entrevista vai ao ar nos sábados, ao meio dia. Elas farão parte do podcast Acervo 88 e estarão disponíveis nas plataformas de streaming Deezer e Spotify.

Damião Rodrigues

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *