Últimas notícias

300 mil famílias paraibanas podem ter desconto na conta de energia e não usam benefício

Mais de 300 mil famílias paraibanas que poderiam ter descontos na conta de energia elétrica, não utilizam o benefício, de acordo com estimativa da Energisa Paraíba. O programa Tarifa Social, do Governo Federal, oferece isenções que podem chegar a 100% para comunidades quilombolas e indígenas, e até 65% para consumidores de baixa renda inscritos no CadÚnico ou no Benefício de Prestação Continuada (BPC). Atualmente, mais de 600 mil famílias usufruem do benefício na Paraíba, o que representa aproximadamente um terço dos clientes atendidos pela Energisa em todo o estado.

De acordo com o gerente de serviços comerciais da Energisa Paraíba, Danillo Lelis, isso acontece principalmente porque o cadastro é automático e muitos que possuem o NIS não são titulares da conta de energia elétrica, o que impede o cadastramento pela empresa ao cruzar informações com os dados do CadÚnico.

“As pessoas que possuem a conta da sua residência na sua titularidade, ou seja, no seu nome, são cadastradas de forma automática, porque a gente compara as duas bases, a base do CadÚnico com a base de clientes cadastrados na Energisa, e já faz essa associação imediata. Quando algum cliente mora em uma residência, porém não é o titular dessa conta, é muito importante que esse cliente sinalize para a Energisa para que a gente possa associar o cadastro dele do CadÚnico aquela unidade consumidora”, afirmou.

Danillo Lelis destacou ainda que não é necessário alterar a titularidade da conta para receber o benefício. “Não precisa fazer alteração de titularidade, precisa apenas sinalizar que ele reside naquela casa, para que naquela unidade consumidora a gente associe o código e passe a faturá-la como tarifa social de energia elétrica”, explicou.

O cliente que tem direito, mas ainda não utiliza o benefício, deve procurar uma agência da Energisa. É necessário apresentar o NIS atualizado, documento de identificação com foto, uma conta de energia elétrica e a folha resumo do Cadastro Único emitida pelo CRAS. Para indígenas e quilombolas, é requerido o Registro Administrativo de Nascimento Indígena (RANI).

Atualização de cadastro

Os clientes que já são beneficiados pela Tarifa Social também precisam ficar atentos e manter os seus cadastros atualizados no Centro de Referência de Assistência Social (Cras), ou correm risco de perder o desconto.

“Desde 2022, o cadastro da tarifa social é feito de forma automática e para isso é preciso que seus dados estejam atualizados no CadÚnico”, explicou Danillo Lelis. Em fevereiro, um levantamento da Energisa Paraíba apontou que mais de 100 mil unidades estavam em risco de serem excluídas do programa por falta de atualização dos cadastros.

Para mais informações, os interessados podem ligar para o número 0800 083 0196, contatar o Whatsapp Gisa no número 83 9 9135-5540, acessar o aplicativo Energisa ON ou visitar o site www.energisa.com.br.

 

Matéria de Bárbara Wanderley para o Jornal A União

Foto: Reprodução/A União

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *