CidadeNotícias urgentes

Em campanha: Valdiney Gouveia amplia em 100% assistência gratuita no RU e zera fila de espera na UFPB

Ampliar ainda mais a oferta do Restaurante Universitário, que na atual gestão na Universidade Federal da Paraíba (UFPB) passou de 2.064 estudantes beneficiados com a gratuidade, em 2021, para 4.200 atualmente, zerando a fila de espera, além de 400 vagas com 50% de subsídio. Esse o compromisso do professor Valdiney Gouveia e da professora Rita Pereira, candidatos a reitor e vice-reitora pela Chapa 3, “Avança, UFPB!”.

Na atual gestão, os alunos recém-ingressos na UFPB passaram a poder se candidatar ao RU, o que antes só era possível a partir do segundo período. Além disso, reduziu-se de quatro meses para um mês o tempo de espera para acessar o auxílio do Restaurante Universitário.

Já está em andamento o trabalho para abrir a unidade do RU em Mamanguape, fechada há 10 anos.

O professor Valdiney explica que esse apoio da instituição se deve ao fato de que os estudantes em situação de vulnerabilidade precisam ter garantidas as condições para o seu pleno desenvolvimento acadêmico e social, assegurando verdadeiramente inclusão.

A candidata a vice-reitora, professora Rita de Cássia, que foi moradora da residência universitária, afirma que sabe bem a importância desse suporte institucional para evitar a evasão dos estudantes e garantir que concluam seus cursos.

O professor Valdiney Gouveia destaca, ainda, que além dos estudantes que se alimentam gratuitamente cujo quantitativo dobrou nesses três anos de gestão, o Restaurante Universitário foi aberto para atender a toda a comunidade universitária – discentes, docentes e técnicos administrativos.

Entre as ações já realizadas pela gestão 2020-2024, estão investimento de mais de R$ 3 milhões em reforma e manutenção de Restaurantes Universitários e Residências Estudantis, incluindo os campi I (João Pessoa), II (Areia), III (Bananeiras) e IV (Rio Tinto e Mamanguape); implantação de cozinhas nos blocos das Residências Universitárias do Centro de Ciências Agrárias (CCA/Areia); manutenção das Residências Universitárias e Restaurante Universitário do Centro de Ciências

Humanas, Sociais e Aplicadas (CCHSA/Bananeiras).

Obras entregues e em andamento

Desde 2021, quando a atual gestão assumiu, as obras vêm sendo retomadas, iniciadas e entregues, muitas após uma década paralisadas. Os investimentos em infraestrutura na UFPB têm como objetivo dar condições de trabalho e estudo à comunidade universitária, contribuindo ainda para o desenvolvimento da instituição. A atual gestão, do professor Valdiney, recebeu a UFPB com mais de 45 obras inacabadas.

Nesses três anos e meio, concluiu e reabriu ao público o Museu Casa de Cultura Hermano José; construiu e entregou o Espaço de Saúde do Servidor, vinculado ao Subsistema Integrado de Atenção à Saúde do Servidor (SIASS); construiu o portal da unidade da UFPB em Mangabeira; entregou a reforma da Divisão de Patrimônio do Campus I (DIPA); entregou, ainda, a reforma do Almoxarifado Central; a Usina de energia solar do Centro de Tecnologia (CT); o prédio do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Materiais (Nepem); a usina fotovoltaica do Centro de Energias Alternativas e Renováveis (CEAR), em Mangabeira; a construção de elevador e corredores de acessibilidade na Reitoria; a construção do prédio para instalação dos Laboratórios Integrados para Pesquisa em Meio Ambiente, Novos Materiais Catalíticos e Fármacos (Limacafar); além de reformas das Clínicas de Odontologia no CCS; reformas e melhorias estruturais na residência e nos restaurantes universitários; no Núcleo de Pesquisa e Documentação da Cultura Popular (NUPPO); Núcleo de Estudos em Aprendizagem e Conhecimentos (NAC); Núcleo de Teatro Universitário (NTU); e teatro Lima Penante.

Neste último mês de março, foi entregue a reforma da Biblioteca Central, com acessibilidade e segurança, uma grande conquista para a comunidade universitária.

Outras obras estão em andamento como a construção do prédio do Centro de Energias Alternativas e Renováveis (CEAR), a Subestação de 69kV (obra nova), a reforma da Editora Universitária, o Prédio do Setor de Morfofisiologia Animal (SEMA), em Areia, a Escola de Música do Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA), e muitas outras.

Durante debate, em Mamanguape, no Campus IV, nesta terça-feira (16), o professor Valdiney informou que já está licitada a construção do prédio para funcionamento do Núcleo de Pesquisa e Extensão/Lavid, pertencente ao Centro de Informática (CI), e disse que já está prevista a construção do Conglomerado de Empreendimentos Inovadores e Tecnologias Aplicadas – CEITec.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *