Notícias urgentes

UFPB se juntará à feira sobre oportunidades profissionais em João Pessoa

A Universidade Federal da Paraíba é uma das instituições participantes da 17ª edição do Seminário e Exposições sobre Profissões (XVII SEMEP), que acontecerá na próxima terça-feira (5), na Praça do Povo do Espaço Cultural, em João Pessoa. O início do evento está previsto para às 8h30 e seguirá até às 18h, com entrada gratuita e participação aberta ao público em geral.

A feira é organizada pelo Colégio Lourdinas e contará com estandes da UFPB e de outras instituições públicas e privadas de ensino, além de palestras e apresentações culturais.

Durante o evento, a UFPB vai ser representada pela Reitoria. Na ocasião, os participantes do evento poderão conhecer alguns dos cursos de graduação presencial e à distância oferecidos pela instituição, dos tradicionais aos inovadores, além daqueles relacionados à economia regional.

Estão confirmadas as participações de representantes dos seguintes cursos: psicopedagogia; dança (licenciatura); zootecnia; letras inglês (licenciatura), espanhol e francês; ciências contábeis; relações internacionais; matemática (licenciatura); turismo; línguas estrangeiras aplicadas às negociações internacionais; biblioteconomia; química industrial; tecnologia em produção sucroalcooleira; gastronomia; tecnologia de alimentos; além das engenharias ambiental, elétrica, de materiais e de energias renováveis. O público poderá tirar dúvidas sobre os cursos e também ter acesso a materiais e apresentações com as principais informações de cada um deles.

A infraestrutura de apoio às atividades da UFPB, como bibliotecas, laboratórios e outros, também será apresentada aos participantes. Os visitantes do estande da UFPB poderão, ainda, obter esclarecimentos sobre as oportunidades oferecidas pela Universidade em projetos de extensão, pesquisa e iniciação científica ou à docência.

A UFPB conta com iniciativas de fomento ao empreendedorismo, além de incentivo às empresas juniores que são apoiadas pela Pró-reitoria de Extensão (Proex), bem como startups incubadas na Agência de Inovação Tecnológica (Inova). Todas essas informações estarão disponíveis ao público.

Ainda na ocasião, o Centro Acadêmico de Medicina da UFPB fará uma palestra intitulada  “Aprenda o que precisa saber se pensa em fazer medicina”, às 13h30.

Para o Reitor da UFPB, Prof. Valdiney Gouveia, a participação da Universidade no evento é relevante e essencial.

“A UFPB precisa se mostrar e essa é uma excelente oportunidade. Por isso, estaremos presentes, para que a sociedade saiba que aqui tem acolhida e também que oferecemos mais de uma centena de cursos de graduação. A UFPB é universidade pública, de qualidade, reconhecida nacional e internacionalmente. Portanto, nós apoiamos imensamente esse essa ação da Pró-reitoria de Graduação”, afirmou o Reitor.

Sobre o XVII SEMEP

O objetivo do XVII SEMEP é aproximar as instituições de ensino superior do público jovem, a fim de ajudar os estudantes a escolher, de forma mais assertiva, sua formação profissional. Esta é a primeira edição presencial do evento após a pandemia e, segundo os organizadores, a expectativa é receber cerca de 1.000 mil alunos do ensino médio de escolas públicas e privadas da Paraíba.

Veja a programação completa da feira:

8h30 – Solenidade de Abertura

9h – Exposição aos stands

10h – Palestra: “Estudamos para quê, exatamente? Profissões e futuros na era da economia do conhecimento” – Prof. Idelfrânio Moreira, do canal Física Marginal no Youtube

11h15 – Palestra: “Você quer ser empreendedor? Entenda os caminhos para abrir seu próprio negócio” – Sebrae/PB

13h30 – Palestra: “Aprenda o que precisa saber se pensa em fazer medicina” – Centro Acadêmico de Medicina da UFPB

14h30 – Palestra: “Navegando no mundo das carreiras em tecnologia: oportunidades, caminhos e preparação”

* * *
Texto: Vinícius Vieira
Edição: Aline Lins
Foto: Angélica Gouveia
Ascom/UFPB

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *