GeraisNotícias urgentes

Sobe para 93 casos suspeitos de monkeypox na Paraíba

Subiu para 93 o número de casos suspeitos para monkeypox, também conhecido como varíola dos macacos. Os dados são do último relatório de monitoramento da doença da Secretaria de Estado da Saúde (SES-PB). O estado continua com 17 confirmações, atualizadas no dia 14 de setembro, e 110 casos descartados. Também há um caso avaliado como “provável”.

Vale lembrar que, de acordo com o boletim epidemiológico da SES-PB, um caso é considerado provável quando a suspeita apresenta resultados laboratoriais inconclusivos ou não foi realizado exames para a confirmação do monkeypox e, portanto, o diagnóstico não pode ser descartado somente com a confirmação de um outro diagnóstico.

Outro ponto é que, quando se trata de casos prováveis, também deve ser considerado que o paciente teve contato com alguém contaminado de forma prolongada, direta ou próxima, ou teve contato com o material contaminado, além de outros critérios listados pela Secretaria de Estado da Saúde da Paraíba.

Ao todo, a Paraíba possui 221 notificações de varíola dos macacos. Os cuidados para evitar a contaminação consistem no uso de máscaras, principalmente por pessoas com suspeita da doença, e a higienização das mãos. Dentre os sintomas, destacam-se a febre, as erupções na pele, o inchaço de linfonodos (também chamado de adenomegalia), dores nos músculos e de cabeça.

Transcrito do jornal A União

Foto: Freepik

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *