Últimas notícias

Saúde disponibiliza capacitação sobre hepatites virais para profissionais de Enfermagem

A Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio do Ministério da Saúde, disponibiliza o curso sobre hepatites virais (Enfermagem no Contexto das Hepatites Virais) para profissionais de Enfermagem de nível superior que atuam com as equipes de saúde da família; saúde indígena; saúde prisional; atenção primária à saúde (APS); vigilância epidemiológica e hospitalar. O treinamento on-line é ministrado pela Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre, na plataforma da Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde (UNA-SUS), com carga horária de 40 horas.

Estão sendo oferecidas 50 mil vagas, em todo o país. As matrículas podem ser feitas, até 29 de novembro, pelo link https://www.unasus.gov.br/cursos/curso/46794.

De acordo com a chefe do Núcleo de Hepatites Virais da SES, Rosa Maria Monteiro, além desse treinamento, será oferecido o curso “Diagnóstico e Fluxo de Atendimento a portadores de Hepatites Virais Crônicas”, voltado para a qualificação das equipes municipais de enfermeiros certificados no treinamento da UNA-SUS e médicos da APS. Esse curso, também on-line, está programado para a segunda quinzena de junho, com duração de 4 horas. “Esperamos que haja mobilização junto aos municípios, a fim de viabilizar adesão e participação efetiva dos profissionais da enfermagem na agenda da saúde na Paraíba”, concluiu.

Para participar dessa segunda qualificação, o profissional deve apresentar o certificado de conclusão do curso “Enfermagem no Contexto das Hepatites Virais”.

“Nos dois cursos, os profissionais terão a oportunidade de conhecer ações para rastreio, diagnóstico, tratamento e acompanhamento das pessoas acometidas por esses agravos, auxiliando na reorientação de práticas de saúde no território em que atuam, potencializando seus conhecimentos e ações relacionadas ao cuidado integral, principalmente, no âmbito da APS”, completou Rosa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *