Gisa Veiga

Queiroga dá show de negacionismo e machismo em podcast e chama cientista de “bruxa”

O ex-ministro Marcelo Queiroga e já pré-candidato a prefeito de João Pessoa pelo PL deu incríveis demonstrações de negacionismo e de machismo em entrevista à não menos estulta Antônia Fontenelle que, inclusive, teria pedido demissão da Jovem Pan, na última quarta-feira, dois dias depois dela ter sido desmentida ao vivo pelo jornalista Paulo Mathias, quando falava sobre o caso das joias recebidas pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Na entrevista à nordestina, que já deu declarações preconceituosas contra nordestinos, Queiroga, num novo rompante lunático, começou a criticar as vacinas, inclusive sobre a atualização destas. “No ano passado, começaram a dizer que as vacinas (bivalentes) precisavam ser atualizadas. O que aconteceu com a transferência tecnológica que foi efetivada?”, questionou.

“Aí você pergunta: por que a vacina venceu? Porque os tais e as tais especialistas – inclusive tem uma aí que é até parecida com a bruxa do filme A Pequena Sereia, a Úrsula… Pois essa senhora é o tempo inteiro, lá, falando que tinha variante A, variante B… e os vídeos que falavam que vacinas não tinha efeitos adversos não foram derrubados. Vacinas têm efeitos adversos, sim. Será que eu, como ministro da Saúde, deveria mentir para a população?”, continuou.

Nesse ponto, a “jornalista”, que gargalhou quando ele falou sobre a “bruxa”, atalhou: “Eu não sou experimento de ninguém”, reforçando o negacionismo do ex-ministro e lamentando que o filho mais velho tomou as vacinas recomendadas pelos e pelas cientistas. “Por mim, não tinha tomado”, disse.

Sobre o uso de máscaras, criticou o fato do ex-presidente, negacionista-mor, ter sido multado por não tê-las usado em eventos públicos. “Qual o sentido disso? Foi só para criar um ambiente de discórdia”, acredita o “cientista”, completando: “Qual a utilidade da máscara?”

Oi?

Partes da entrevista ao podcast de extrema direita foram replicados na conta de instagram de Vinicios Betiol (@vinicios_betiol), na manhã de hoje, domingo, 20/8. Vale a pena ver, inclusive, os comentários.

Betiol é pós-graduado e Mestre na área de Geopolítica pela UERJ. Autor do livro: A arte da guerra online: como enfrentar as redes de extrema direita na internet.

Por Gisa Veiga

 

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *