Gerais

Provável sítio arqueológico tupi é descoberto no sertão da PB

Um novo sítio arqueológico foi localizado no domingo (30) pela equipe do Laboratório de Arqueologia e Paleontologia (Labap), da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), no município de Cachoeira dos Índios, Sertão da Paraíba, com a ajuda da população. A novidade é que se trata de um possível sítio Tupi no Sertão, região que, pelos levantamentos anteriores, seria área de domínio dos antigos Cariris. O achado reforça a hipótese da presença desse grupo humano também no interior da Paraíba, onde já foram descobertos 18 sítios Tupis. (via Jornal A União*)

Situado na zona rural da cidade, a cerca de 7km do Centro, o sítio abriga objetos de cerâmica que, provavelmente, pertenceram ao povo Tupi, e que estão ali há cerca de 600 anos, tempo que só será comprovado após o processo de datação, conforme o arqueólogo e paleontólogo Juvandi de Souza, coordenador do Labap. Só será confirmado se é realmente um sítio Tupi quando forem realizadas análises comparativas da cerâmica. Algumas são feitas no Labap.

O Laboratório está desenvolvendo um grande projeto de pesquisa sobre a presença Tupi nos sertões da Paraíba e este novo sítio reforça que esse povo esteve no Sertão antes dos europeus chegarem por aqui. “Até pouco tempo, acreditava-se que os Tupis só tinham habitado o Litoral e áreas próximas. Agora sabemos que não. Estamos reescrevendo a história da ocupação indígena da Paraíba, introduzindo os Tupis também no interior”, explicou.

Após a localização do sítio, o coordenador do Labap/UEPB vai informar sobre o achado ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e pedir autorização para trabalhar no local. Ele também vai buscar apoio da prefeitura da cidade para escavar a área e desenvolver atividades de educação patrimonial.

“Com essas descobertas, cada vez mais a Paraíba se consolida como um grande berço histórico, arqueológico e paleontológico. Este é um dos 18 sítios Tupis localizados no interior. Antes, imaginava-se que esta era uma área apenas dos Tapuias Cariris e Tarairius. Agora temos, em definitivo, a presença dos aguerridos Tupis, também chamados de ‘os romanos do Brasil’, porque se espalharam por quase todo o território do atual Brasil”, afirmou o arqueólogo Juvandi de Souza.

Quem mora nas regiões onde, normalmente, são encontrados sítios arqueológicos ou paleontológicos e anda por esses locais, pode reconhecer um sítio. “No caso de um sítio aldeamento geralmente tem bastante fragmento de cerâmica e materiais líticos (pedras) aflorando à superfície. Fica fácil identificar”. Porém, uma orientação é não tocar nas peças para evitar retirar os materiais arqueológicos do contexto. Em seguida, acionar o Iphan ou o Labap/UEPB.

Matéria assinada por Lucilene Meireles

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *