GeraisNotícias urgentes

Projeto de qualificação aperfeiçoa assistência aos pacientes de UTI do Hospital de Patos

Um projeto desenvolvido pelo Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (SES), tem aperfeiçoado a assistência aos pacientes que estão sob cuidados intensivos em leitos de UTI do Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro (CHRDJC), em Patos. Trata-se do projeto ‘Qualificação e atualização de Terapia Intensiva’, que desde 2021 realiza capacitações semanais com profissionais que atuam em UTIs de hospitais da rede estadual.

“O Hospital de Patos está inserido neste projeto e desde que começamos a colocar em prática as orientações e protocolos observamos uma melhoria significativa na evolução dos pacientes”, afirma a responsável técnica da enfermagem da unidade, Josineide Ramalho.

A implantação de medicação beira leito, com dupla checagem, que tem proporcionado um cuidado de forma integral e individualizada aos pacientes internados em UTI, foi uma das ações implementadas em Patos a partir do Projeto da SES. “Nesta situação, a equipe de enfermagem permanece o maior período de tempo ao lado do paciente, além do benefício de aumentar o vínculo paciente e equipe assistencial, observamos que o procedimento se torna mais seguro, como por exemplo, o processo de administração de medicamentos, pois todos os momentos são realizados na frente do paciente”, explica Josineide. O registro no prontuário do paciente que é realizado imediatamente após a assistência, minimizando a possibilidade de eventos adversos relacionados a identificação dele, também foi outra ação implementada com o Projeto, em Patos.

A partir do projeto, desenvolvido pela Gerência Executiva de Atenção Especializada, com a coordenação do técnico em Saúde, João Batista Rodrigues, foi elaborado um manual de protocolo, com quase 500 itens de orientações, que ficam à disposição dos profissionais em todos os ambientes de UTIs da rede estadual de saúde. “Essa qualificação e atualização de procedimentos, a partir do treinamento de equipes, amplia a segurança e melhora a assistência ao paciente que necessita de cuidados intensivos e o manual é um excelente referencial de todas essas técnicas juntas”, destaca ele, lembrando que, além das capacitações semanais, online ou presenciais, o Projeto ainda inclui as visitas técnicas periódicas, quando é observada a implementação das orientações na prática do dia a dia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *