Gerais

Programa Espaço Cultural entrevista Thiago Melo, zabumbeiro de Os Fulano

O programa Espaço Cultural desta quinta-feira (14) destaca uma entrevista com o músico paraibano Thiago Melo, zabumbeiro do grupo Os Fulano e Trio Baraúna. Ele está de malas prontas para a cidade do Porto, em Portugal, onde foi aprovado para um curso na área de Música. Editado e apresentado pelo jornalista e radialista Jãmarrí Nogueira, o Espaço Cultural vai ao ar das 22h até a meia-noite, na Rádio Tabajara (105,5 FM), tocando músicas da cena paraibana.

“A felicidade [da aprovação] foi enorme. Porém, o custo para estudar fora é muito alto. Além das mensalidades do curso, ainda tem todos os custos básicos mensais que são pagos em euro. Então, conto com a ajuda de vocês. Espero orgulhar e trazer muita experiência na mala para compartilhar com todos vocês que estarão me ajudando”, disse Thiago, que está fazendo campanha para levantar recursos no https://www.vakinha.com.br/vaquinha/me-ajude-a-realizar-o-sonho-de-estudar-em-portugal-thiago-melo. Você também pode contribuir via Pix usando a chave 3989362@vakinha.com.br.

Irmão do sanfoneiro Lucas Dan (outro integrante de Os Fulano, assim como Jader Finamore e Betinho Lucena), Thiago também é professor de zabumba e percussões, além de ser docente na área de Educação Física (especialista em psicomotricidade).  Já gravou vários discos com a banda Os Fulano, inclusive os EPs ‘Forrobodó Parahyba’ (com participação de Os 3 do Nordeste e Gennaro) e ‘Etá Forró’ (com participação de Jessier Quirino, Pinto do Acordeon e Totonho). Entre as músicas mais populares do grupo está o single ‘Todo peito é fogueira’. O álbum mais recente de Os Fulano é ‘Rojão’. Parte do repertório de Os Fulano vai entrecortar o bate-papo com o zabumbeiro no programa desta quinta-feira.

Nessa conversa, Thiago Melo conta a respeito dessa nova fase acadêmica e também fala sobre a turnê europeia do grupo Os Fulano, que será iniciada em Portugal. O zabumbeiro relembra seu encontro com o saudoso Mestre Parafuso (zabumbeiro de Os 3 do Nordeste), uma das grandes referências na arte de tocar zabumba e com Thiago teve a honra de dividir estúdio de gravação. O músico ainda comentou sobre a influência de sua experiência como professor em sala de aula com alunos de uma escola da capital paraibana.

A vocação musical Thiago Melo descobriu em Tibiri, na cidade de Santa Rita (região metropolitana de João Pessoa). Sua grande influência era o seu avô, o Véio Chico Capitão. Juntamente com Lucas Dan, Thiago criou Os Fulano em 2009. Em 2011, o grupo recebeu o vocalista Betinho Lucena, formando um trio. Em 2014, virou quarteto com a chegada de Jader Finamore (cavaquinho). O grupo já dividiu palco com Os 3 do Nordeste, Antônio Barros e Cecéu, Pinto do Acordeon, Trio Nordestino, Gennaro, Nando Cordel e Cezzinha.

O Espaço Cultural também tem transmissão pelo site da emissora. Antenado com as convergências de plataformas, o programa – que só toca música da Paraíba – pode ser ouvido pelo site https://radiotabajara.pb.gov.br/radio-ao-vivo/ e, no dia seguinte à apresentação, fica disponível no canal da Funesc no YouTube.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *