Notícias urgentesPOLÍTICA LOCAL/NACIONAL

Procon-JP fiscaliza postos e notifica distribuidoras sobre redução dos preços da gasolina e do diesel

O Procon-JP está fiscalizando os postos de combustíveis da Capital para garantir que a redução de R$ 0,40 para a gasolina e de R$ 0,44 para o diesel S10, anunciada pela Petrobras, chegue às bombas. A queda no preço dos dois combustíveis já está valendo nas refinarias e para quem adquirir os produtos a partir desta quarta-feira (17). A Secretaria também notificou as distribuidoras para entrega das notas fiscais de venda de combustíveis emitidas nos dias 14, 15, 16 e 17 de maio.

O secretário Rougger Guerra esclarece que a notificação às distribuidoras, além da solicitação das notas fiscais de venda de todos os combustíveis, também pede explicações sobre quaisquer tipos de bloqueio ou cerceamento na realização de pedidos ao longo desta quarta-feira. “Bem como pedimos esclarecimentos sobre a disponibilidade da plataforma oficial para pedidos dos postos revendedores neste dia 17. Estamos atuando em todas as frentes para garantir que a redução dos preços atinja o consumidor final”.

O titular do Procon-JP pede que o consumidor fique atento e denuncie ao Procon-JP os locais onde não se perceba a redução. “Estamos realizando a fiscalização, mas o consumidor também deve prestar atenção aos preços desses dois combustíveis, baseado no que pagou nos dias anteriores ao anúncio de redução. Também podem usar como parâmetro nossa pesquisa comparativa semanal dos preços para todos os tipos de combustíveis”, orientou.

Penalidades – O secretário informa que a fiscalização, que não tem prazo para acabar, vai autuar, de forma imediata, os postos que não cumprirem a redução nos preços. “Usaremos o rigor da lei, como a aplicação de multas, aos estabelecimentos que não praticarem a redução anunciada pela Petrobras”.

Pesquisa adiada – Para ter uma visão mais ampla do comportamento dos preços da gasolina e do diesel S10 nas bombas, a pesquisa de combustíveis realizada pelo Procon-JP às quartas-feiras, e divulgada às quintas, esta semana terá os preços coletados um dia depois. “Na próxima sexta-feira, dia 19, estaremos divulgando uma nova pesquisa e aí teremos um comparativo real para os preços levantados no último dia 11 de maio”, informa Rougger Guerra.

Atendimentos do Procon-JP

Sede: Avenida Pedro I, nº  473, Tambiá;
Orientação e dúvidas: 0800 083 2015;
Instagram: @procon_jp;
Procon-JP na sua mão: (83) 9 8665-0179;
WhatsApp Transporte público: (83) 9 8873-9976.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *