CidadeNotícias urgentes

Primeira Farmácia Container Municipal deve realizar até 20 mil atendimentos ao mês

A primeira Farmácia Container Municipal foi inaugurada pela Prefeitura de João Pessoa nesta terça-feira (10) e vai garantir a entrega rápida e gratuita de medicamentos à população da Capital. O novo serviço conta com sistema informatizado e tem a capacidade de realizar até 20 mil atendimentos ao mês.

Com funcionamento nos três turnos, das 8h às 20h, de segunda a sexta-feira, o serviço localizado no bairro dos Bancários tem a finalidade de atender, principalmente, aos cidadãos que não têm a possibilidade de receber remédios e insumos no horário de atendimento das farmácias das Unidades de Saúde da Família (USF), e também as pessoas com receitas prescritas por médicos das Unidades de Pronto Atendimento (UPA) e hospitais municipais.

Em um ambiente moderno e confortável de 150 metros quadrados (m²), a Farmácia Container proporcionará ao usuário um atendimento com maior agilidade e segurança, contando com suporte farmacêutico em período integral e equipe formada por 15 profissionais capacitados para seguir o protocolo de dispensação de medicamentos do Município.

O prefeito Cícero Lucena destacou a importância do novo serviço para os cidadãos. “Estamos atendendo aquelas pessoas que têm a receita prescrita pelo médico, mas que eventualmente não consiga pegar o remédio, fazendo isso de forma humanizada, com profissionais responsáveis e farmacêutico orientando a forma de usar o medicamento”, afirmou.

No local serão disponibilizados medicamentos de Atenção Básica, insulina frasco e antibióticos adulto e infantil. Para ter acesso, o usuário deve apresentar no serviço a receita médica do SUS, um documento pessoal com foto e comprovante de residência.

Além de ser sustentável e de rápida implantação, uma Farmácia Container tem um custo menor que uma farmácia com construção de alvenaria e possibilita mobilidade, podendo ser transferida para outro local. “É um equipamento de rápida instalação, porque é no estilo container, que não agride o ambiente e a nossa intenção é fazer a entrega do medicamento ao usuário em poucos minutos”, pontuou o secretário municipal de Saúde, Luis Ferreira.

Para a montagem da estrutura e compra de equipamentos do novo serviço, a Prefeitura de João Pessoa investiu um total de R$ 1,5 milhão. Durante a entrega do equipamento, o prefeito Cícero Lucena anunciou que irá construir mais unidades em outros bairros da Capital.

A Farmácia Container está localizada na Avenida Sérgio Guerra, nº 148, no bairro dos Bancários, em frente ao Centro de Práticas Integrativas e Complementares à Saúde (PICS) Equilíbrio do Ser.

Fotos- Sérgio Lucena e Unifarma

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *