GeraisNotícias urgentes

PRF resgata dez aves silvestres no município de Caldas Brandão

As aves da espécie popularmente conhecida como Azulão não estavam regularizadas junto ao IBAMA, o que configura crime contra o meio ambiente

Caldas Brandão (PB), 06/11/2023 — A Polícia Rodoviária Federal (PRF) na Paraíba resgatou, no final da manhã do último domingo (05), no município de Caldas Brandão, dez aves da espécie Cyanocompsa brissonii, popularmente conhecida como Azulão. Elas estavam sendo transportadas em cinco gaiolas e não tinham registro no órgão Ambiental. Um indivíduo poderá responder criminalmente por matar, perseguir, caçar, apanhar, vender espécimes da fauna silvestre.

Equipe da PRF realizava fiscalização no município de Caldas Brandão, na BR 230, km 85, por volta das 11h05, quando visualizou e abordou um veículo do tipo Fiat Palio. Durante os procedimentos de identificação, os policiais visualizaram no interior do veículo cinco gaiolas, cada uma contendo dois pássaros, o que despertou a atenção dos agentes para identificar a origem e regularidade das aves.

O condutor relatou não possuir nenhum tipo de documentação do IBAMA — Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis. Ele informou que teria levado suas aves para um torneio de canto. Uma das aves possuía anilha, mas não tinha nenhum tipo de documentação do órgão ambiental.

Diante dos fatos evidenciados, o indivíduo assinou um termo de compromisso para comparecer em juízo quando intimado e poderá responder criminalmente por matar, perseguir, caçar, apanhar, vender espécimes da fauna silvestre. As aves foram encaminhadas para o órgão ambiental para adoção das medidas cabíveis.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *