Notícias urgentes

Presidente da OAB-PB defende paridade em lista sêxtupla para vaga de desembargador do TJPB

O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Paraíba (OAB-PB), Harrison Targino, divulgou vídeo em suas redes sociais defendendo paridade de gênero na lista sêxtupla a ser encaminhada ao Tribunal de Justiça para escolha do desembargador ou desembargadora na vaga para a advocacia pela regra do quinto constitucional. Na lista da OAB-PB, portanto, haverá nomes de três advogados e três advogadas.

“Tenho muita alegria e orgulho de fazer parte da primeira gestão paritária da história da OAB da Paraíba, de ter uma diretoria majoritariamente feminina e de ter nomeado mais presidentes mulheres do que presidentes homens para as comissões da Ordem, de termos mais de 63% de advogadas dentre os membros de comissões e termos mais mulheres em todos os cargos de gestão da OAB, o que nos faz ser efetivamente inclusivos. Durante muito tempo, esse tema era tratado só no discurso, mas agora nossa gestão faz questão de enfrentá-lo com coragem e posição firme”, diz Targino, no vídeo.

E continua: “Em um mundo onde as mulheres constituem quase metade da população, é inadmissível que continuemos a ver uma sub-representação flagrante em posições de poder e liderança”, pontuou.

Ele se mostra consciente da resistência que poderá enfrentar om essa decisão. “Isso requer não apenas políticas e regulamentos, mas também uma mudança de mentalidade e um compromisso sincero com a igualdade de gênero em todos os níveis”, defende.

Foto: Reprodução/frame/redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *