Notícias urgentes

Prefeitura de João Pessoa promove hoje Dia D de Combate ao Aedes aegypti 

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) da Prefeitura de João Pessoa promoverá, nesta sexta-feira (2), o Dia D de Combate ao Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue e outras arboviroses como zika e chikungunya. A mobilização contará com ações em três pontos estratégicos da cidade, no período das 7h às 11h, com o objetivo de orientar a população sobre as formas de se prevenir contra o mosquito vetor e alertar para o diagnóstico precoce.

As ações acontecerão no Parque Solon de Lucena, Feira do Bairro dos Estados e Feira de Mangabeira com agentes de endemias prestando orientações ao público e distribuindo materiais educativos sobre o Aedes aegypti. Além das atividades educativas, os agentes realizarão também batidas de focos do mosquito nas duas feiras.

De acordo com a diretora de Vigilância em Saúde, Raquel Moraes, é importante ficar atento aos focos do mosquito e sinais de arboviroses como febre, dor de cabeça e dores musculares. “É necessário que a população esteja atenta aos possíveis focos de dengue e, caso apresentem sintomas, busquem uma Unidade de Saúde para diagnóstico”, destacou.

Ao apresentar os sintomas, a pessoa deve procurar a Unidade de Saúde da Família (USF) mais próxima de sua casa ou, em caso de sintomas graves como dor abdominal intensa, náuseas e vômitos persistentes, se dirigir a uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA).

Prevenção – O controle do mosquito Aedes aegypti é o principal método para a prevenção da dengue e outras arboviroses, principalmente pela manutenção e limpeza dentro dos domicílios. É necessário reduzir a infestação de mosquitos por meio da eliminação de criadouros, sempre que possível, ou manter os reservatórios e qualquer local que possa acumular água totalmente cobertos com telas, capas e tampas, com o objetivo de evitar os ovos do mosquito.

A Secretaria Municipal de Saúde de João Pessoa disponibiliza o Disque Dengue para orientações e denúncias de focos do mosquito. Para entrar em contato, o cidadão deve ligar para o número de telefone: (83) 98654-6377.

Foto: Secom-JP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *