Prefeito acompanha vacinação 18+ e João Pessoa deve atingir 94% do público alvo com ao menos a primeira dose neste sábado

A aplicação da primeira dose contra a Covid-19 para as pessoas com 18 anos ou mais começou neste sábado (21), em 28 postos por toda a cidade, e foi acompanhada de perto pelo prefeito Cícero Lucena durante a manhã. A expectativa da Prefeitura de João Pessoa é que até o final do dia 530,4 mil pessoas tenham recebido a D1, o que representa 94% da população acima dessa faixa etária.

Prefeito acompanhou de perto

O planejamento inicial da Prefeitura era de que toda a população maior de idade fosse vacinada até o final de agosto, marca que está sendo alcançada com quase dez dias de antecedência. “Fico feliz por estar tendo essa oportunidade e confio que vamos voltar às condições normais para trabalhar, se divertir, que é tudo o que desejamos. As equipes estão cansadas, mas animadas, esperançosas. É a demonstração da nossa vontade de fazer”, afirmou o prefeito.

De acordo com o gestor, a partir de agora a meta é continuar a aplicação da segunda dose e a expectativa pela vacinação 12+. “Temos o planejamento de iniciar uma busca ativa por meio dos cadastros nos postos de saúde para garantir a aplicação da D2 naqueles que não apareceram dentro do prazo”, informou.

Pessoense correspondeu ao chamado

O prefeito visitou os postos nas escolas Seráfico da Nóbrega, em Tambaú; Violeta Formiga, em Mandacaru; Tenente Lucena, em Mangabeira; e no ginásio Ivan Cantisani, em Tambiá. Ele ainda passou pelos postos do Shopping Mangabeira e do Santuário Mãe Rainha, sempre conversando com profissionais de saúde e com a população.

Samira Hellen, de 18 anos, procurou agendar sua aplicação logo nos primeiros minutos. “Esperei muito e quando chegou minha vez, corri pra agendar. Era um momento muito esperado e por isso fico muito feliz de agora estar vacinada”, afirmou.

Ingrid Feitosa, de 21, também comemorou. “Estava ansiosa e agora aliviada. A pandemia tem ficado menor depois da vacina e eu queria tomar a minha, principalmente por ter criança em casa comigo”, contou.

A vacinação continua até às 15h nos postos para pedestres e até às 23h nos drive-thrus. Até às 10h deste sábado 750 mil pessoas haviam sido vacinadas na Capital. Até o final do dia serão 774,5 mil.Documentação– Para receber a primeira dose da vacina é necessário apresentar documento oficial com foto, Cartão SUS, CPF e comprovante de residência em João Pessoa.

Transporte gratuito – As pessoas que necessitarem de deslocamento de um bairro a outro para tomar a vacina podem utilizar os serviços gratuitos do aplicativo 99, em parceria com a Prefeitura de João Pessoa. Para garantir o acesso ao serviço, o cidadão deverá acessar o aplicativo, na categoria 99 Pop, e inserir o código promocional ‘Promocodes’, destinado exclusivamente ao transporte até os pontos de vacinação em João Pessoa.

Solidariedade – Os postos de vacinação também estão abertos para receber as doações de alimentos não perecíveis. Após a arrecadação, eles serão distribuídos com instituições de caridade e famílias necessitadas, atingidas pelos efeitos da pandemia. A arrecadação e a distribuição integram uma iniciativa conjunta da Prefeitura de João Pessoa e do Governo do Estado.

Vacina Sábado (21):

Primeira dose para o público 18+

Ginásios (9h às 15h)

Distrito Sanitário I

– ECIT Papa Paulo VI (Cruz das Armas)

– Escola Municipal Dom José Maria Pires (Oitizeiro)

– Escola Municipal Professor Oscar de Castro (Cruz das Armas)

– Escola Municipal Duarte da Silveira (Costa e Silva)

Distrito Sanitário II

– Escola Municipal Francisco Pereira da Nóbrega (Cristo Redentor)

– Escola Municipal Jornalista Raimundo Nonato Batista (Gramame)

– Escola Municipal Leônidas Santiago (Varjão)

– Escola Municipal Darcy Ribeiro (Funcionários II)

Distrito Sanitário III

– Centro Cultural Tenente Lucena (Mangabeira)

– Escola Municipal Radegundes Feitosa (José Américo)

– Escola Professor Afonso Pereira da Silva (Cidade Verde II)

– Escola Dom Helder (Valentina)

Distrito Sanitário IV

– Ginásio Ivan Cantisani (Tambiá)

– Escola Municipal Violeta Formiga (Mandacaru)

– IFPB (Jaguaribe)

– Escola Augusto Crispim (Bairro dos Ipês)

-Lyceu Paraibano (Centro)

Distrito Sanitário V

– Escola Municipal Leonel Brizola (Tambauzinho)

– Escola Municipal Seráfico da Nóbrega (Tambaú)

– Escola Municipal Cônego Mathias Freire (Torre)

– ECIT Presidente João Goulart (Castelo Branco)

– Escola Municipal Olivio Ribeiro Campos (Bancários)

– Clube Cabo Branco (Miramar)

– Clube da Pessoa Idosa (Altiplano)

DRIVE-THRU D1 – 10h às 23h

– Santuário Mãe Rainha (Aeroclube)

– UFPB, acesso pelo HU (Castelo Branco)

– Mangabeira Shopping (também pedestre)

– Unipe( Água Fria)

Texto: Arthur Araújo
Edição: Katiana Ramos
Fotografia: Sérgio Lucena