NacionalNotícias urgentes

Prédio desaba em Gramado por causa do grande volume de chuvas

Um prédio localizado na Ladeira das Azaleias, em Gramado (RS), desabou, por colapso estrutural, por volta das 5h40 desta quinta-feira (23) em razão do grande volume de chuvas na região. De acordo com a prefeitura, o local estava isolado desde o último sábado (18) e não há registro de vítimas. “O prédio caiu dentro de seu próprio terreno e não atingiu o bairro Três Pinheiros”. 

“Vale ressaltar que a instabilidade do solo segue e o episódio do colapso é apenas uma das situações de risco. Portanto, o local onde estava o prédio e o bairro Três Pinheiros seguem isolados”, destacou a prefeitura.

“A administração municipal, por meio da Defesa Civil e todas as suas secretarias, segue trabalhando com determinação para auxiliar a população gramadense nas demandas. Corpo de Bombeiros, Brigada Militar e Polícia Civil atuam em conjunto com a prefeitura.”

Moradores tiveram que deixar suas residências após uma rachadura surgir no bairro Três Pinheiros, em Gramado, no interior do Rio Grande do Sul. Todas as residências do bairro foram interditadas no domingo (19) por causa do risco de deslizamento de terras.

As rachaduras passam de 150 metros de extensão. O município está em situação de emergência em razão das chuvas que atingem a cidade desde a sexta-feira (17).

Bairro é evacuado após rachaduras em Gramado, no RS – – Reprodução/Band Jornalismo

Em Gramado, cerca de 100 famílias estão fora de suas residências e ainda não há previsão de liberação para retorno às casas.

Grupos técnicos de engenharia realizaram vistorias nos últimos dias em vários bairros da cidade, incluindo Três Pinheiros. Um parecer será elaborado e entregue à prefeitura ainda nesta semana. O bairro é considerado o ponto mais crítico atingido pelas fortes chuvas dos últimos dias.

No bairro Piratini, uma rua foi bloqueada para trânsito por causa do risco de queda de barreira. Não há previsão de liberação da via. Além disso, 23 residências foram interditadas devido a rachaduras e deslizamento de terras, além de três veículos soterrados no sábado (18).

Em caso de emergência, a orientação é ligar para o Corpo de Bombeiros no número (54) 98434-8064 ou para a Defesa Civil no telefone (54) 99629-6160.

 

Redação, com Agência Brasil e Folha/UOL

Foto capa: Bruno Stoltz/Prefeitura de Gramado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.