Notícias urgentes

Posto Médico do Governo do Estado no São João de Patos realizou 133 atendimentos e 17 transferências nos cinco dias de festa

A boa retaguarda de atendimento médico montada pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), no Posto de Pronto Atendimento no Terreiro do Forró, em Patos, garantiu assistência médica a 133 pacientes e contabilizou 17 transferências. Esse foi o balanço dos atendimentos do Posto entre os dias 19 e 23 de junho, nos cinco dias de festas oficiais promovida pela Prefeitura Municipal. O Posto Médico funcionou das 20h às 3h da manhã, com equipe multidisciplinar do Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro, que integra a rede estadual de saúde.

No Posto instalado no Terreiro do Forró, onde se apresentaram as atrações musicais do São João, as principais causas de atendimentos foram intoxicação alcoólica, crise de ansiedade, vômito, náusea, agressão física, dor de cabeça, crise hipertensiva, vertigem, sincope, hipotenção, lombalgia, hipoglicemia, epigastralgia, processo alérgico, libação alcoólica, acidente com objeto perfuro/cortante, infarto com supra, abdômen agudo e crise asmática.

No local havia disposição de insumos e equipamentos, medicamentos, macas e cadeiras e uma equipe multidisciplinar com médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, fisioterapeutas e duas ambulâncias de apoio, sendo uma do Programa Coração Paraibano, com equipes que removeram os 17 pacientes que precisaram de assistência mais complexa.

O secretário de Estado de Saúde, Jhony Bezerra, que prestigiou a abertura do Posto em seu primeiro dia de funcionamento, destacou a importância da iniciativa. “Esta foi mais uma maneira de o Estado prestar assistência em saúde à população, sobretudo a que esteve concentrada nas tradicionais festas juninas do interior”, disse ele, lembrando que a Secretaria de Estado da Saúde esteve de forma presencial nos maiores festejos da Paraíba, a exemplo do São João de Patos, Bananeiras, Campina Grande, Monteiro, Piancó e Santa Luzia.

O diretor geral do Complexo, Francisco Guedes, avaliou como muito positiva a ação. “Foram dias de muitos desafios para a nossa equipe, de uma logística que exigiu bastante comprometimento de todos os envolvidos, mas, que deu muito certo e foi importante para a população que pôde contar com uma assistência médica de pronto atendimento no espaço onde era realizada a festa e isso fez toda a diferença na assistência prestada”, disse o diretor, agradecendo as equipes e profissionais que tornaram um sucesso essa iniciativa do Governo do Estado.

Francisco destacou ainda que a ação no Posto Médico não interferiu na rotina do hospital porque não houve alteração nas escalas da unidade em função deste trabalho externo. “Montamos a equipe sem mexer nas nossas escalas de plantões da semana, de forma que nada mudou em nossa rotina hospitalar. Isso, aliás, desafogou a nossa emergência já que muitos casos que viriam para a unidade foram resolvidos lá no Posto Médico”, finalizou o diretor do CHRDJC.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *