Notícias urgentes

UFPB planeja reativar destilaria e criar Jardim Botânico no campus de Areia

O Reitor da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Prof. Valdiney Gouveia, a Vice-Reitora, Profa. Liana Filgueira, e uma equipe de Pró-Reitores da Instituição realizaram, no dia 22 de janeiro, uma visita ao campus II, em Areia, onde se localiza o Centro de Ciências Agrárias (CCA), com o intuito de ouvir as demandas da direção e demais docentes e técnico-administrativos no tocante a melhorias e investimentos, visando promover integração, parcerias e o fortalecimento da Universidade como um todo.

Visita da Reitoria e de Pró-Reitores objetivou levantar demandas do campus de Areia

Uma das ações provenientes dessas visitas envolve a colaboração mútua entre os campi de Areia e Bananeiras para retomada de atividades da destilaria localizada no campus de Areia.“A gente pode conectar Areia com Bananeiras, por exemplo. A destilaria de Areia não funciona, há uma necessidade de recuperá-la, mas não adianta recuperar se não tem a matéria-prima, cana-de-açúcar. Não há condições de se plantar cana-de-açúcar nesse momento em Areia porque não há espaço adequado para o seu cultivo. Por outro lado, há espaço em Bananeiras que poderíamos aproveitar para plantar cana-de-açúcar e moer em Areia, fazendo com que a destilaria funcione”, explicou o Prof. Valdiney.

Outro projeto idealizado para o campus de Areia foi a criação de um Jardim Botânico, abrindo um espaço para o ecoturismo. “Nós temos um potencial, temos que buscar recursos para alavancar Areia, inclusive de emendas parlamentares; queremos ter como parceiro o Governo do Estado da Paraíba. O curso de Veterinária, por exemplo, já tradicional, precisa de um incremento no Hospital Universitário, alguns prédios que podem ser restaurados, entre outras ações”, elencou o Reitor.O Reitor ainda ressaltou que o campus de Areia possui laboratórios de excelente qualidade e que é de extrema importância conhecer e potencializar, além de retomar obras paradas. “Há uma riqueza de oportunidades que a gente precisa incentivar. O papel da Reitoria é, precisamente, nos juntarmos com esses Centros, compartilhar sempre que possível recursos para que possamos concluir essas obras e incrementar espaços que precisam ser incrementados”, pontuou o Reitor.

O diretor do Centro de Ciências Agrárias (CCA), Prof. Manoel Bandeira, disse que a visita do Prof. Valdiney, da Profa. Liana e da equipe de Pró-Reitores permitiu a Direção de Centro apresentar in loco as condições atuais do CCA, bem como as suas potencialidades e demandas em termos de infraestrutura para a execução de suas atividades de pesquisa, ensino e extensão.

Após uma recepção no Prédio Central foi realizada uma visita a alguns laboratórios e setores do Centro para apresentação das reformas em andamento, as recentemente concluídas e aquelas que precisarão de atenção ainda em 2021. O grupo visitou também a Fazenda Experimental de Chã de Jardim, onde está sendo organizado um plano piloto de ocupação e estruturação daquela Fazenda para o início das atividades da Unidade do Instituto UFPB de Desenvolvimento da Paraíba (Idep), visitou a instalação do Centro de Pesquisas em Ciências Agrárias e Naturais (projeto aprovado na Finep), bem como o campo experimental de Grandes Culturas e bovinocultura.

Além da criação do Jardim Botânico, foram discutidos os planos e projetos para o Museu de História Natural e o Laboratório de Línguas, e também relatada a necessidade de melhor estruturação da Fazenda Experimental de São João do Cariri, localizada no Cariri paraibano.

“De uma forma geral foi uma visita positiva e esperamos poder, dentro da atual conjuntura, conseguir os recursos necessários para melhor atender a nossa missão institucional de promover o ensino, a pesquisa e a extensão para a sociedade brasileira”, afirmou o Prof. Manoel Bandeira.

Além do Prof. Manoel Bandeira, o Vice-Diretor do CCA, Prof. Ricardo Romão Guerra, também recepcionou os gestores da Reitoria. Compuseram ainda a equipe que visitou o campus de Areia o Pró-Reitor de Administração Edilean Kleber Aragon, o Pró-Reitor de Pesquisa, Valdir de Andrade Braga, o Pró-Reitor de Planejamento, Paulo de Tarso, e o Pró-Reitor de Pós-Graduação, Fernando Perazzo.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *