Gerais

Polícias civis da PB e PE prendem narcotraficante a apreendem 200 artefatos explosivos e armas

As polícias civis da Paraíba e de Pernambuco realizaram nesta sexta-feira, 20 de outubro, a prisão mais importante deste ano, para o cenário de segurança pública paraibano. Trata-se de um narcotraficante procurado pela justiça em vários estados do Nordeste, responsável pela distribuição de grande quantidade de drogas na Paraíba, além de coordenar grandes roubos e decretar uma série de assassinatos.

As investigações tiveram início com a Delegacia de Repressão a Entorpecentes (DRE) de Campina Grande, que conseguiu identificar a localização do criminoso. Com o reforço da Delegacia de Repressão ao Crime Organizado (DRACO) da Paraíba, a Delegacia de Roubos e Furtos (DRF) de Campina Grande e o Comando de Operações e Recursos Especiais (CORE) da Polícia Civil de Pernambuco, a operação apreendeu quase 200 artefatos explosivos que estavam em poder dos criminosos.

“Tudo pronto para ser utilizado em ataques a carros-fortes ou a instituições financeiras. O grupo estava verdadeiramente preparado para cometer, a qualquer momento, um ou mais ataques de grande magnitude na Paraíba ou em outro estado”, disse o delegado Diego Beltrão, da DRACO.

Além dos explosivos, foram apreendidas também uma espingarda calibre 12, uma submetralhadora, três revólveres e muita munição. Dez malotes de maconha também foram apreendidos e encaminhados ao Instituto de Polícia Científica (IPC), para pesagem e exames periciais.

PARAÍBA-PERNAMBUCO

De acordo com o delegado Jorge Luís, da DRE, a droga e os explosivos foram encontrados em uma casa no município de Aroeiras (PB). Já as armas e munições estavam na residência do alvo principal da operação, na cidade de Surubim (PE). “Ele chegou a usar uma criança como ‘escudo’ no momento da prisão”, frisou o delegado.

Além dele, outros dois homens também foram presos em Surubim. Eles seriam ‘seguranças’ do alvo e portavam armas quando foram capturados pelos policiais.

BAHIA

As investigações apontam ainda que o alvo da operação faz parte de uma facção criminosa do estado da Bahia e tenta se enraizar em municípios paraibanos. A polícia e a justiça daquele estado também já foram informadas da prisão.

CAMPINA GRANDE

Um dos crimes atribuídos ao traficante é uma tentativa de homicídio cometida contra um delegado da Polícia Civil pernambucana. O delito aconteceu em Campina Grande, em uma casa de shows, durante os festejos juninos na cidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *