A PRF divulgou que há 138 ocorrências nas estradas federais de 16 estados: ParáRio de JaneiroGoiásMinas GeraisMato Grosso do SulMato GrossoRondôniaParanáAlagoasAmazonasAcreRio Grande do NorteRoraimaMaranhão, São Paulo e Santa Catarina.

A Folha teve acesso a vídeos em que os policiais federais dizem que não vão fazer nada em relação aos bloqueios. Em uma das imagens gravadas em Palhoça (SC), um policial diz que a ordem é somente estar no local.

Em outro vídeo divulgado em redes sociais, outro agente policial afirma que, se houver determinação judicial, ele pedirá “orientações” aos manifestantes sobre como resolver a situação de novo pacífico.

“Em nenhum momento, já assumi o compromisso e reitero para todos vocês, nós chegaremos para atritar ou para enfrentar quaisquer dos senhores, que são nossos patrões, enquanto funcionários públicos.”

Após ser aplaudido, ele diz que os agentes vão ficar “ali atrás na viatura”, e que os manifestantes não precisam se preocupar com fotos tiradas pelos policiais, porque elas são apenas para informar às chefias de que as manifestações são pacíficas.