NacionalÚltimas notícias

PF faz operação para combater fraudes no Auxílio Emergencial na PB e outros estados

Polícia Federal (PF) deflagrou a Operação Apateones, para desarticular organização criminosa espalhada pelo país e suspeita de cometer fraudes ao programa Auxílio Emergencial. A Paraíba e mais 11 estados são alvos da operação, que ocorre na manhã desta terça-feira (7/3).

Após análises de relatórios de inteligência financeira e quebra de sigilos bancários, estima-se que a organização criminosa tenha movimentado valores acima de R$ 50 milhões, com mais de 10 mil contas fraudadas. (via Metrópoles)

A investigação começou em agosto de 2020, com base em informação encaminhada pela Caixa Econômica Federal à PF, em Brasília. O banco passou à corporação dados sobre 91 benefícios de Auxílio Emergencial fraudados, no valor total de R$ 54,6 mil, e desviados para duas contas bancárias de pessoa física e jurídica, em Indaiatuba (SP).

A Delegacia de Polícia Federal em Campinas instaurou inquérito para apurar o caso. O rastreamento inicial das transações mostrou que alguns envolvidos nas fraudes estavam nos estados de Goiás e Rondônia — este último, local de residência de parentes da pessoa física que morava em Indaiatuba.

A operação é resultado de uma união de esforços denominada Estratégia Integrada de Atuação contra as Fraudes ao Auxílio Emergencial (EIAFAE), da qual participam PF, Caixa Econômica, Ministério Público Federal (MPF), Ministério da Cidadania, Receita Federal, Controladoria-Geral da União (CGU) e Tribunal de Contas da União (TCU).

O objetivo da atuação interinstitucional, segundo a Polícia Federal, é a identificação sistemática de fraudes massivas e a desarticulação de organizações criminosas, com responsabilização dos respectivos integrantes e recuperação de valores para o erário.

Foto: Reprodução

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *