GeraisSegurança

PF da Paraíba é primeiro lugar nacional no combate a crimes financeiros

Com 609 mandados de buscas e apreensão cumpridos, 30 mandados de prisão preventiva, mais de 500 mandados de prisão cumpridos e uma tonelada de entorpecentes apreendidos, crimes financeiros, desvio de recursos públicos, abuso sexual e drogas. Esses foram os principais destaques que a Polícia Federal da Paraíba levantou, nesta segunda-feira (18), em um evento de “prestação de contas” dos acontecimentos do ano de 2023 para a imprensa. O objetivo foi aproximar, cada vez mais, a imprensa da PF-PB.

A Superintendente Regional da Polícia Federal, Christiane Correa Machado, destaca sobre a Paraíba ser o primeiro lugar nacional no combate à corrupção em questão de crimes financeiros. “Eu acho que houve um avanço, a Polícia Federal está evoluindo muito nessa questão. O crime organizado, o que tem por trás é um grande negócio, então a gente, sabedores desse negócio, o que é que dá lucro dentro da criminalidade organizada? Então como que eu faço para retirar esse lucro? Então o foco na descapitalização, eu acho que é uma evolução, é necessário e o que a gente precisa fazer ainda mais é especializar essas equipes e trazer essa atuação mais eficiente.”

O delegado executivo Guilherme Torres pontuou para a parte dos crimes administrativos, onde realizou o fechamento de 51 empresas de segurança privada clandestinas, sendo o segundo mais alto do Brasil.”Na parte administrativa, fazemos o controle das empresas de segurança privada, é uma atribuição da Polícia Federal. Essas empresas têm que se cadastrar aqui na Polícia Federal. Neste ano, fizemos o fechamento de 51 empresas irregulares, dado até outubro deste ano. A gente só perde para São Paulo.Entendemos que essa atividade de segurança clandestina é muito danosa, porque é um particular fazendo a segurança de uma rua ou de uma loja, mas de maneira clandestina e ilegal, com armas muitas vezes que são irregulares, são armas que não tem registro, então a gente tem que combater esse tipo de atividade.”

Além disso, de acordo com Guilherme Torres, a delegacia de imigração está em segundo lugar no Brasil para o agendamento de passaporte.“Qualquer pessoa que tentar marcar um agendamento de passaporte agora, consegue marcar para amanhã, não mais tardar para o outro dia, porque a agenda já está cheia, mas a nossa média é conseguir de um dia para o outro, o que é a segunda melhor média do Brasil. Por fim, outra atividade que a Polícia Federal faz em prestação de serviço à população é a parte de registro de armas e o porte também de armas.”

Para o ano de 2024, a Polícia Federal da Paraíba reitera o reforço do grupo de recuperação de ativos e combate à lavagem de dinheiro, com o objetivo de intensificar a descapitalização das organizações criminosas. A intensificação da repressão aos crimes contra os direitos humanos, eleitorais e ambientais. Além de fortalecer a atuação conjunta com os órgãos parceiros e aprimorar a repressão ao abuso sexual infanto-juvenil. “Então, a nossa perspectiva é que isso se amplie porque a gente vai especializando cada vez mais as equipes, vai levando isso para as delegacias também e vai conseguindo essa integração entre as forças de segurança pública aqui do Estado”. finalizou a Superintendente Regional da Polícia Federal, Christiane Correa Machado.

Texto de Anderson Lima

Especial para o Jornal A União

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *