PolíticaÚltimas notícias

Pega fogo a disputa pela presidência da Assembleia Legislativa

Continua pegando fogo a disputa pela indicação do Republicanos a presidente da Assembleia Legislativa do Estado nos dois biênios. O deputado Branco Mendes criticou hoje a insistência do atual presidente, Adriano Galdino, de tentar sair candidato ainda no primeiro biênio, quando o acordado foi que o partido indicaria Branco, enquanto Galdino ficaria para o segundo biênio. Para Branco, Galdino quebra o acordo e descumpre a palavra empenhada. Da tribuna da ALPB, ele disse que mantém sua candidatura. “Homem público tem que manter a palavra empenhada”.

Branco lembrou que o acordo teve a chancela do partido e do próprio governador João Azevêdo. “Estava tudo indo muito bem e em paz, praticamente uma unanimidade jamais vista nessa casa. Mas, o presidente colocou em votação a mudança nas regras de votação sem sequer combinar comigo. A perpetuação do poder não é benéfica”, arrematou.

De forma indireta, ele considerou o presidente da Assembleia um traidor. “A política ama a traição, mas abomina o traidor”. E, dirigindo-se a Galdino: “Eu só lhe fiz o bem, tenho sido correto e leal”.

Reação

O deputado estadual reeleito Felipe Leitão (PSD) também subiu à tribuna, mas para desmentir Branco. Ele negou que tenha havido acordo fechado e garantiu que a possibilidade de mudança no jogo sempre existiu. “Quem está quebrando acordo é o deputado Branco. Havia um compromisso de que se o presidente Adriano Galdino pudesse disputar o primeiro biênio na Assembleia Legislativa, ele assim o faria e teria o apoio dos colegas republicanos”.

“Por achar que havia uma impossibilidade jurídica, o presidente Adriano Galdino decidiu retirar a sua candidatura do primeiro biênio e colocar para o segundo. Por excesso de zelo, que a meu ver na época não era necessário. Mas, aí veio uma decisão do Supremo”, explicou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *