Política

Oposição em CG ainda patina em torno de possíveis pré-candidatos à prefeitura

A oposição em Campina Grande busca um entendimento em prol de um nome para disputar as eleições municipais no ano que vem. Nos bastidores, o nome do deputado federal Romero Rodrigues (Podemos) é o mais cogitado. Um político que já comandou a prefeitura por duas vezes, no entanto, a oposição acaba esbarrando no pouco tempo e na indecisão do parlamentar em disputar o pleito eleitoral contra o atual prefeito Bruno Cunha Lima, do qual, é considerado aliado político. As investidas pela candidatura do deputado federal Romero Rodrigues são costuradas em todos os campos políticos, inclusive com participação do governador João Azevêdo, que já admitiu contar com Romero Rodrigues candidato a prefeito da Rainha da Borborema pela oposição.

Por outro lado, já existe uma seleção de nomes cotados para disputar as eleições pela oposição. A lista é encabeçada pelo atual secretário estadual de Saúde, Jhony Bezerra, além de Inácio Falcão (PCdoB), André Ribeiro (PDT), Nelson Júnior (Psol) e Márcio Caniello (PT).

Um movimento político denominado Fórum Pró-Campina, composto de partidos da esquerda, tem a missão de escolher um nome e definir a pré-candidatura da união da oposição. As conversas entre os partidos seguem a todo vapor para imediata definição. O movimento é encabeçado pelo Partido dos Trabalhadores (PT), Partido Socialista Brasileiro (PSB), Partido Socialismo e Liberdade (Psol), Partido Democrático Trabalhista (PDT), Partido Comunista do Brasil (PC do B), Rede Sustentabilidade, Partido Verde e o Partido do Mobilização Nacional (PMN), além de entidades ligadas aos movimentos sociais. Roberto Jefferson, secretário executivo do Fórum Pró-Campina, explica que o movimento é uma articulação de esquerda, centro-esquerda, que atua no campo democrático e popular de Campina Grande.

“É uma articulação que teve um primeiro ensaio ainda em 2016, mas formalmente, oficialmente, desde 2019, articulando na atuação do campo das esquerdas de Campina Grande. E aí a gente gosta de dizer das esquerdas no plural, porque é um campo, com pluralidade, com ideias propostas, partidos diferentes. Mas que atua nesse mesmo campo democrático, popular, progressista, que a gente chama o campo das esquerdas de Campina Grande”, destacou Roberto Jefferson.

Ele acrescenta que “o objetivo é construir e apresentar um projeto de centro-esquerda para Campina Grande e atuar também nas eleições, seja ampliando a bancada de vereadores e vereadoras na Câmara Municipal dos nossos partidos disputando a prefeitura de Campina Grande para implementarmos um governo de centro-esquerda que tenha compromisso com a transformação social, com a luta pela democracia, contra as desigualdades, baseado em um compromisso radical com a justiça social e a justiça ambiental no município que apresente um governo de participação popular, um governo comprometido com uma economia, um novo ciclo econômico para Campina Grande”.

No próximo encontro do Fórum serão apresentados os nomes dos pré-candidatos indicados pelos partidos que fazem parte do movimento. Em seguida, será aberto um debate para discutir quais as melhores opções, até o coletivo entrar em consenso e definir o nome que vai representar a oposição em Campina Grande, nas eleições municipais de 2024.

Segundo o movimento o debate em construção da candidatura unificada deve ser iniciado a partir de janeiro, com previsão de conclusão até março do próximo ano. A oposição tem pressa para chegar a um denominador comum o mais breve possível. A corrida eleitoral já começou e a indecisão do deputado federal Romero Rodrigues vem delongado os planos da oposição na Rainha da Borborema.

Roberto Jefferson frisou  que “cada partido tem a legitimidade de apresentar os seus nomes e também os seus projetos. Nesse segundo semestre de 2023, boa parte dos partidos apresentou os seus pré-candidatos”. Ele acrescentou que “essa é uma decisão que caberá a cada partido, por isso que o que a gente preza muito pela democracia, pela democracia interna, cada partido, então vamos construir juntos, dialogando, conversando, dialogando no sentido que os partidos políticos possam construir um acordo para que tenhamos uma única candidatura em que represente um programa de centro-esquerda para Campina Grande”.

Ele afirmou que a ideia é montar um programa de centro-esquerda que possa apresentar soluções para os problemas reais de Campina Grande. “Então, vamos dialogando com o conjunto das forças políticas de centro-esquerda para que possamos ter um projeto político para a cidade apresentado com muito diálogo e muita conversa, ouvindo a população e apresentando uma candidatura que possa disputar as eleições de 2024”, complementou Roberto Jefferson.

Texto de Ingreson Derze

Para o Jornal A União desta quinta-feira, 28/12

Foto: Agência Câmara 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *