CidadeÚltimas notícias

Passagem de ônibus em JP passa a custar R$ 4,70

O Conselho Municipal de Mobilidade Urbana (CMMU) se reuniu na manhã desta sexta-feira (03), para discutir assuntos relacionados ao transporte público e trânsito de João Pessoa. Também esteve em pauta a avaliação do equilíbrio econômico-financeiro do contrato de concessão, culminando na votação do novo valor da tarifa.

Levou-se em consideração, principalmente, a inflação do período no preço do óleo diesel (22%), o dissídio coletivo dos operadores do sistema, bem como outros custos operacionais: rodagem, manutenção, peças e acessórios. Colocou-se em votação e foi aprovado, por 12 votos a favor e 1 contra, o novo valor tarifário de R$ 4,70, representando acréscimo de 6,8% do preço anterior.

“Nossa reunião deu voz aos representantes do conselho, onde analisamos todas as vertentes que compõem os custos de operação do sistema de transporte coletivo e o atual cenário econômico e social. Por maioria, os membros votaram a favor deste reajuste. Também acordamos uma melhoria na prestação do serviço de transporte coletivo com renovação de frota e retomada de algumas linhas que voltarão a operar, porque esse é o nosso principal objetivo, que é melhorar a qualidade do transporte público para os usuários do serviço”, destacou Expedito Filho, superintendente de Mobilidade Urbana e presidente do CMMU.

Entre as melhorias que vão ser postas em prática, a partir do que foi definido pelo Conselho durante a reunião, está a renovação em 20% da frota operacional, correspondendo a 80 ônibus, sendo 40 novos e 40 semi-novos, reduzindo a idade média da frota que atende a população de João Pessoa.

CMMU – O Conselho de Mobilidade Urbana de João Pessoa é formado por representantes da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob-JP); Secretaria Municipal de Planejamento (Seplan); Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra); Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semam); Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Sedec) e Secretaria Executiva da Participação Popular (SEPP).

Também integram o Conselho a Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP);Sindicato dos Condutores de Veículos Rodoviários e Trabalhadores em Transportes Urbanos de Passageiros de João Pessoa; Junta Governativa do Sindicato dos Motoristas; Sindicato de Transportes Urbanos de João Pessoa (Sintur); Diretório Central dos Estudantes da UFPB (DCE/UFPB); Conselho Universitário de Carteiras – CUC; representante universitário da rede privada; Conselho metropolitano de Carteiras de Estudantes – CMCE; representante secundarista da rede pública e privada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *