GeraisNotícias urgentes

Novo projeto da Maternidade Frei Damião realiza sonho de paciente em conhecer o mar

O projeto “O que te faz bem?” é realizado pela Maternidade Frei Damião – unidade integrante da rede estadual de saúde – com o objetivo de fortalecer a confiança do paciente na unidade e enfatizar o cuidado humanizado. Ele direciona o cuidado para cada um como indivíduo com necessidades e desejos. Uma das ações do projeto contemplou Cláudia Ferreira, residente do município de Monteiro, que pôde conhecer o mar.


Ela está na unidade desde o dia 26 de dezembro, quando foi encaminhada por conta do trabalho de parto prematuro. Na ocasião, a gestação estava apenas com 26 semanas. O bebê de Cláudia, Antônio Emmanuel, nasceu no dia seguinte e, desde então, ela acompanha a evolução do filho que está internado na UTI Neonatal da Maternidade.

Em seus 26 anos de vida, Claúdia ainda não havia tido oportunidade de conhecer o mar. “Nunca saí da minha cidade para passear. Já estive em João Pessoa outras vezes, mas sempre para resolver alguma coisa e acabei nunca indo à praia”, relatou a agricultora.

Durante o tempo que passou na maternidade, Claúdia fez amizade com outras usuárias do alojamento extensão, espaço exclusivo para as mães que acompanham os bebês das unidades neonatal, e o assunto foi revelado para a coordenadora-geral de enfermagem da Frei Damião, Mayra Melo, uma das responsáveis pelo projeto de humanização e pela realização deste sonho da paciente.

“O projeto ‘O que te faz bem?’ promove atividades lúdicas para as pacientes e também para as mães da extensão, que não estão internadas, mas, sim, acolhidas para poder estarem perto dos seus bebês no momento da internação. E dentro da nossa política da humanização o sonho de Cláudia era possível de ser realizado, bastava um pouco de organização e boa vontade. Todas as outras mães ficaram contagiadas com a ideia e quiseram também acompanhar esse momento. O que era pra ser a realização do sonho de Claúdia, se transformou em um momento de lazer para todas elas”, afirmou Mayra.

De acordo com a diretora-geral da maternidade, Marcela Tárcia, o projeto trabalha o bem-estar dos pacientes e seus familiares. “São realizados vários momentos com práticas integrativas, massoterapia, yoga, aromaterapia e, claro, sempre que é possível, saímos da rotina para proporcionar lazer e relaxamento, com foco na pessoa, mostrando que aquilo que importa para eles, também importa para nós. Ontem, por meio dessa mesma iniciativa, levamos as mães para um passeio na Bica. Como não estão internadas, essas mães puderam sair da unidade para viver esses momentos. Hoje, sem dúvida, foi uma ocasião ímpar não apenas para ela, mas também para todos nós que ficamos emocionados com sua história e alegria em realizar esse sonho”, destacou.

Além de sentir a brisa e a sensação do sol na orla da capital, Claudia também arriscou um mergulho e voltou para a maternidade com as energias renovadas para continuar acompanhando o filho em sua trajetória. “O mar é muito mais bonito pessoalmente, sentindo o cheiro e podendo tocar”. E quando se realiza um desejo, logo brota outro no coração: “Espero poder voltar depois para aproveitar a praia com minha família: meu esposo, o meu filho Antônio que está se preparando para conhecer o mundo e Amanda, minha filha mais velha que está em Monteiro e não vejo há um mês”, afirmou.

O sonho de Claúdia hoje foi realizado graças a um SUS humanizado, eficiente e feito para um cuidado direcionado. A Maternidade Frei Damião tem investido em estratégias para afinar a relação com os pacientes e seus familiares, pensando no conforto, no cuidado em saúde e também na confiança. Ações como essa são realizadas diariamente na rotina e transformam a experiência dos usuários, deixando de lado o trato convencional e mecânico, focando nas pessoas como seres únicos e cheios de sonhos e desejos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *