Cidade

Mulheres são homenageadas com diploma “Mulher Cidadã Ednalva Bezerra de Lima”

Sessão especial foi proposta pela vereadora Fabíola Rezende (PSB) e teve a participação de Marcos Henriques (PT)

A Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) realizou na tarde desta quarta-feira (29), sessão especial alusiva ao Dia Internacional da Mulher, comemorado no último dia 08 de março. Na ocasião, também foi entregue o diploma “Mulher Cidadã Ednalva Bezerra de Lima” a 10 mulheres de destaque de João Pessoa. A sessão seguiu as proposituras da vereadora Fabíola Rezende (PSB) e contou com a participação de Marcos Henriques (PT) que ajudou a definir as homenageadas.

Fabíola Rezende disse que a distinção através da sessão especial foi um pouco diferente das sessões já realizadas em homenagem às mulheres. “Geralmente as homenagens são feitas àquelas mulheres que são destaque, ou por estarem na política ou por serem famosas e hoje estamos realizando essa sessão com mulheres que não são conhecidas, porque o meu discurso é o de que não existe mulher no anonimato, cada uma é protagonista da sua história. Para mim, todas nós, independentemente de serem políticas, jornalistas, famosas, somos todas iguais. Eu faço a minha história e você faz a sua e é isso que é o mais bonito, nenhuma deve viver no anonimato, todas são protagonistas”, afirmou.

Para o vereador Marcos Henriques, a entrega do diploma Ednalva Bezerra de Lima, representa o reconhecimento e uma simbologia, não somente por Ednalva Bezerra, mas também pela valorização e pela luta das mulheres que vem empreendendo por igualdade, oportunidades e menos preconceito. “É isso que todos nós perseguimos e pouco a pouco estamos fortalecendo a luta em defesa da igualdade de gênero”, destacou. O parlamentar que foi autor da entrega do diploma a quatro mulheres de destaque afirmou que os critérios para a escolha delas partiu das entidades de classe, a exemplo da CUT, secretaria das mulheres, entre outras. “As entidades escolheram as mulheres que tiveram destaque em 2022 e nós apenas confirmamos que a história construída jamais será esquecida”, acrescentou.

Sandra Marrocos, representante da secretaria das mulheres do PSB, falou que mulheres que estão à frente do seu tempo possuem um peso grande e maravilhoso, pois são elas que abrem os caminhos para outras.

Priscila Kely, secretária estadual das mulheres do PT, afirmou que o sentimento de busca por justiça e igualdade é o que faz com que as mulheres lutem diariamente. “Nosso mote do dia 8 de março de 2023 foi pela vida das mulheres, em defesa da democracia, por direitos sociais e diversidade, pois entendemos junto a várias mulheres do estado que temos essa diversidade”, destacou.

Liliane de Oliveira, representante da Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres de João Pessoa, afirmou que a entrega do diploma Ednalva Bezerra é um momento de fortalecimento. “Passamos por momentos difíceis no período da pandemia, onde as mulheres ficaram entre quatro paredes novamente, vivendo a violência e agora precisamos unir as forças para que possamos usufruir de novos tempos”, pontuou.

A presidente estadual do PC do B, Gregória Benário disse que o diploma Ednalva Bezerra é para ela o mais importante da cidade de João Pessoa porque é a premiação que faz menção direta a uma grande mulher. “Hoje eu entendo a importância de termos antecessoras como Ednalva Bezerra abrindo espaço para que nós possamos dar continuidade à trajetória delas e às lutas delas. É uma responsabilidade para todas nós carregar este diploma. Nós lutamos e falamos que lugar de mulher é onde ela quiser, mas pra gente garantir este lugar é necessário termos políticas públicas eficazes para que de fato a gente esteja onde quiser, sem violência”, finalizou.

Homenageadas

Após as falas, os vereadores Marcos Henriques e Fabíola Rezende entregaram os diplomas Ednalva Bezerra a Rosiane Cruz que começou sua militância com mulheres agricultoras, foi conselheira do CMDM de João pessoa de 2011 a 2015; Katiucha Maria da Cunha Gomes militante de direitos humanos que faz parte do Centro de Formação Cultura e Comunicação (CPCC); Cristiane Maria Aroucha Lima Furtado, Cris Furtado, vereadora suplente e servidora federal dos quadros do Tribunal Regional do Trabalho; e Maria Aparecida Torres Diniz de Almeida, com formação em Ciências Contábeis, Contabilista inscrita no CRC/PB e atualmente presidente da Associação Nordestina Pró-Vida, além de Débora Cordeiro Ramalho de Araújo que dedica a vida à proteção e resgate de animais abandonados; Iris Moreira Ribeiro Cavalcante, formada em Educação Física e pós-graduada em Segurança Pública, que se destaca por ser Guarda Civil Municipal em João Pessoa desde o ano de 2014 e principalmente por ter sido eleita em 2022 como Presidente do Sindicato dos Guardas Municipais da Paraíba; Márcia Gadelha, mulher trans, graduada em Pedagogia e Relações Públicas pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e servidora da Câmara Municipal de João Pessoa; Samanda Ferreira Machado, jornalista, radialista, técnica administrativa, com mais de 10 anos na área de comunicação; e Susan Kelly dos Santos Monteiro Melo, assistente social e pós-graduada em Direitos Humanos e Políticas Públicas.

Secom CMJP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *