GeraisNotícias urgentes

Ministra Anielle Franco participará de evento do programa Empodera, TRT-PB

Mais um passo rumo à concretização das iniciativas voltadas à igualdade de gênero. É com este propósito que o Tribunal Regional do Trabalho da Paraíba (13ª Região) realizará, nos próximos dias 6 e 8 de março, o lançamento do Programa de Formação de Lideranças Femininas – Empodera TRT-13 em João Pessoa e Campina Grande, respectivamente. O lançamento na capital paraibana será no auditório do Fórum Maximiano Figueiredo, a partir das 8h30, e contará com a realização de roda de conversa e apresentação de vídeos institucionais.

Além de dar início às comemorações referentes ao Dia Internacional da Mulher, o lançamento contará com duas grandes palestras: da ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, no formato telepresencial, e da primeira presidenta do Banco do Brasil, a paraibana Tarciana Medeiros, que participará presencialmente. O evento será tanto para o público interno quanto o externo e as inscrições já estão abertas, podendo ser efetuadas aqui (público interno) e aqui (público externo).

Junto com as palestras, o evento contará, também, com uma roda de conversa que abordará o tema “A mulher na contemporaneidade: qual o meu lugar?”. Participarão do momento a secretária de estado da Mulher e da Diversidade Humana, Lídia Moura; a juíza do trabalho da 13ª Região, Rosivânia Pereira Gomes; a reitora do Instituto Federal da Paraíba (IFPB), Mary Roberta Meira Marinho; e a copresidenta da Central Única das Favelas (Cufa) nacional, Kalyne Lima. O momento terá, ainda, uma apresentação cultural do grupo de mulheres ‘As Calungas’.

Já no dia 8 de março, será a vez do Fórum Irineu Joffily, em Campina Grande, sediar o evento alusivo ao Dia Internacional da Mulher, a partir das 9h. Além da apresentação cultural do grupo Baque Mulher Campina Grande, o momento contará com o lançamento do livro “Anayde Beiriz – a última confidência”, com a presença da autora Valeska Asfóra, e a veiculação de um vídeo institucional sobre lideranças femininas.

O evento terá, ainda, uma roda de conversa com a participação da pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPB, Mayara Gomes da Silva; da presidenta da Associação das Trabalhadoras Domésticas de Campina Grande, Chirlene dos Santos Brito; da mestra em Serviço Social e filha de mãe solo, negra e empregada doméstica, Jô Oliveira; e a pró-reitora de Planejamento da UEPB, Pollyana Xavier França.

 

O programa

O Empodera TRT-13 tem o objetivo de buscar a igualdade de gênero nos cargos de gestão e assessoramento do Tribunal e de fomentar políticas de estímulo à liderança para mulheres em situação de vulnerabilidade social. Além disso, o programa tem o intuito de promover ações mobilizadoras voltadas ao público externo feminino, a exemplo de movimentos sociais, organizações da sociedade civil e órgãos governamentais.

Entre as ações previstas, estão a realização da Semana de Liderança Feminina e a oferta de bolsas de estudo em cursos de extensão, graduação e pós-graduação relacionados aos temas gestão pública e liderança. Uma das prioridades da atual gestão do Regional é a busca pela promoção da igualdade de gênero, em especial, no caso, pela participação de mulheres em cargos de gestão e assessoramento.

Neste sentido, uma das metas iniciais é realizar o diagnóstico e propor medidas práticas para a eliminação do chamado “Teto de Vidro”, que é o termo que explica a barreira invisível existente para acesso das mulheres aos cargos de mando e gestão. Dados do Observatório da Diversidade e Igualdade de Oportunidades no Trabalho, desenvolvido pela OIT em parceria com o MPT, apontam que, em João Pessoa, 57,7% dos cargos de direção são ocupados por homens, enquanto as mulheres ocupam 42,3%. Em Campina Grande 58,6% são homens e 41,4% mulheres.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *