PolíticaÚltimas notícias

Erundina tem contas aprovadas 31 anos depois de deixar a Prefeitura de SP

O Tribunal de Contas de São Paulo aprovou por unanimidade, nesta quarta (1º), as contas de Luiza Erundina da época em que ela foi prefeita da capital. A análise foi feita 31 anos depois que o órgão recomendou que elas fossem rejeitadas. (via Folha de S. Paulo)

À coluna, Erundina diz que recebeu a notícia com muita emoção. “É uma vitória não só minha, mas de todos os companheiros que estiveram ao meu lado e que sabiam que as contas estavam corretas.”

Ela acrescenta que o aval do TCM é também um reconhecimento à forma de governar que ela implantou na prefeitura da capital paulista. “Estamos recompensados. Valeu a pena apostarmos na democracia, na ética e em uma gestão que colocou o governo a serviço da maioria da população”, afirma.

O Tribunal de Contas convidou também Luiza Erundina para ser recebida, como reparação histórica. A defesa dela foi feita pelo advogado Flávio Caetano.

Eles diziam que Erundina era honesta e que sofria uma perseguição de malufistas paulistas. O caso passou a ser cercado de simbolismo.

Na época, a defesa de Erundina pediu a anulação do parecer do TCM por desvio de poder, argumentando que a decisão dos conselheiros tinha sido política. O caso chegou ao Supremo Tribunal Federal (STF), que deu razão à ex-prefeita. As contas dela acabaram aprovadas pela Câmara Municipal de SP.

Depois disso, Erundina já foi eleita para seis mandatos consecutivos como deputada federal.

Foto: Câmara dos Deputados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *