Notícias urgentesPolítica

Membro da Comitiva Presidencial e Presidente da Frente Parlamentar de Energia, Veneziano enaltece Parque Eólico lançado por Lula na Paraíba

O Senador e Vice-Presidente do Senado Federal, Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB), que preside a Frente Parlamentar de Recursos Naturais e Energia (FPRNE) no Congresso Nacional, participou na manhã desta quarta-feira (22), a convite do presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva (PT), do lançamento do Complexo Renovável Neoenergia – Parque Eólico Chafariz, na cidade de Santa Luzia, no Sertão da Paraíba.

Veneziano veio com Lula direto de Brasília, desembarcando no Aeroporto João Suassuna, em Campina Grande, de onde seguiu de helicóptero com o presidente e demais membros da comitiva para a agenda em Santa Luzia. O Parque Eólico Chafariz é uma obra autorizada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Annel), realizada pelo grupo Neoenergia e que, segundo o presidente da FPRNE, tem uma significativa relevância para o setor energético no Brasil.

Segundo o Senador Veneziano, o parque representa mais de 30% da geração de energia da Paraíba. Ainda de acordo com o presidente da FPRNE, atualmente, 54% da energia elétrica produzida no Brasil é oriunda de usinas hidrelétricas. A eletricidade fornecida por meio de geradores eólicos e fotovoltaicos corresponde a apenas 13,11% e 4,3%, respectivamente.

“Com a promessa de realizar uma transição energética e eliminar a produção de energia produzida por meio de combustíveis fósseis, o governo Lula se comprometeu em investir na geração de energias renováveis, como a solar e a eólica”, disse o Senador, ao destacar a importância da obra.

O Parque Eólico Chafariz conta com 136 aerogeradores. A potência total instalada é de mais de 471,25 megawatts (MW). Além disso, o complexo tem uma usina solar com 228 mil painéis e potência instalada de 149,2 MWp, em uma área de cerca de 462 hectares. O investimento para a implantação do complexo foi de R$ 3,5 bilhões e contribuirá significativamente para a segurança do setor elétrico e do sistema energético de transmissão nacional.

Na solenidade, o ministro de Minas e Energia Alexandre Silveira afirmou que o Brasil vai retomar o protagonismo da transição energética. “Vamos realizar o maior programa de transmissão de energia elétrica, com a criação de mais parques de energia eólica e solar. Isso é geração de renda e emprego no nordeste”, discursou.

Assessoria de Imprensa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *