Notícias urgentesPolítica

Márcio Melo Rodrigues apresenta projeto para propor criação do Parque do Açude Velho e entorno

O vereador Márcio Melo Rodrigues (foto) apresentou projeto de lei de número 175/2020 na Câmara Municipal que dispõe sobre a criação do Parque do Açude Velho “Ronaldo José da Cunha Lima”.

De acordo com a matéria integrarão o Parque do Açude Velho o próprio Açude, “Os Pioneiros da Borborema”, as estátuas de “Jackson do Pandeiro” e “Luiz Gonzaga”, o Museu de Arte Popular da Paraíba (MAPP), o Monumento aos 150 anos de Campina Grande, além das ruas e avenidas do entorno.

O wikipedia.org resume a história e a importância do Açude Velho:

O Açude Velho é referência da história de Campina Grande. O empreendimento está circundado de prédios residenciais e oferece a opção de alguns restaurantes. Foi inicialmente uma fonte de abastecimento de água para Campina Grande e região. Depois, quando a cidade passou a ter abastecimento encanado de água passou a ter outra função, e hoje é um cartão postal e patrimônio histórico da cidade. É às suas margens que está localizado o Museu de Arte Popular da Paraíba (MAPP) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer.

Foi o primeiro açude da cidade de Campina Grande e foi construído por causa da seca que o Nordeste enfrentou de 1824 a 1828. Assim, a construção do açude pelo governo provincial paraibano foi iniciada em 1828 e concluída em 1830, sendo, por quase um século, o maior açude da região de Campina Grande. Antes de sua construção havia um curso d’água denominado “Riacho das Piabas”. Mais tarde, nos anos de 1845 e 1877, a região passou por outra grande seca, tendo sido o Açude Velho importantíssimo como fonte de água para a população.

Não somente os campinenses se beneficiaram com ele, mas também habitantes de outros municípios da Serra da Borborema. Hoje em dia, o Açude Velho constitui talvez o mais famoso cartão postal da cidade. Outros açudes vieram a ser construídos mais tarde, nomeadamente o Açude Novo (1830) e o Açude de Bodocongó (1915). Em 1841 o Açude Velho veio a ser reconstruído. Existem na área dois monumentos próximos ao açude: “Os Pioneiros da Borborema” e as estátuas de “Jackson do Pandeiro” e “Luiz Gonzaga”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *