EDUCAÇÃO & TECNOLOGIAGeraisTechnology

Maratona de inovação Hackathon começa nesta quarta-feira, 21, e discute projetos de soluções digitais para o setor cultural paraibano

Uma maratona de inovação que vai reunir até dez equipes compostas por profissionais, principalmente da área de tecnologia, e que tem como objetivo apresentar projetos de soluções digitais para o setor cultural paraibano. Essa é a proposta do hackathon, que vai ser realizado, a partir desta quarta-feira (21) até a sexta-feira (23), no Intermares Hall, em Cabedelo, como parte da programação do 3º Seminário de Transformação Digital.

O evento é organizado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia, Inovação e Ensino Superior da Paraíba (Secties-PB). Já o hackathon “Soluções Digitais para a Cultura” ocorre a partir de uma parceria da Secties-PB com a Secretaria de Estado da Cultura da Paraíba (Secult-PB).

O hackathon, no caso, é uma espécie de competição. Dez equipes com cinco componentes em cada vão refletir, ao longo de três dias, sobre possibilidades tecnológicas e de inovação para se criar uma plataforma que otimize o processo de seleção dos inúmeros editais de fomento cultural que a Secult-PB realiza todos os anos. Para tanto, a plataforma precisa possuir interfaces diferentes para os diferentes perfis envolvidos no processo.

A ideia é que, para os agentes de cultura, a plataforma seja acessível e intuitiva, permitindo a produção de “projetos culturais instantâneos” que respeitem inclusive as expressões das culturas populares e tradicionais e os artistas e grupos culturais independentes.

Já para os pareceristas e gestores, a plataforma precisa apresentar estabilidade no armazenamento de dados e permitir a organização dos projetos, de acordo com os mais variados filtros. Em ambos os casos, ela precisa possuir capacidade para múltiplos acessos simultâneos e precisa garantir fluidez no armazenamento e processamento dos dados.

Após três dias de trabalho, cada equipe vai apresentar uma sugestão de projeto em dez minutos e os avaliadores vão eleger aquele que apresentar a solução mais interessante, eficaz, inovadora, acessível e possível de ser desenvolvida.

A ideia vencedora vai receber premiação por meio de patrocinadores e terá o apoio técnico e de incubação do Parque Tecnológico da Paraíba. Os componentes da equipe vencedora vão passar também por reuniões de mentorias e a ideia é colocar o projeto para funcionar, estimulando assim o empreendedorismo.

O secretário de Estado da Cultura da Paraíba, Pedro Santos comemora a iniciativa de pensar modelos tecnológicos inovadores para o setor cultural. “Vamos reunir pessoas de diferentes áreas, que pensam as inovações tecnológicas na Paraíba, e vamos nos debruçar sobre formas mais eficientes de promover o fomento cultural, a solução de projetos para o setor. Então estamos muito ansiosos em saber que ideias sairão dessa mobilização que é, acima de tudo, coletiva”, destacou.

As inscrições das equipes para o hackathon são gratuitas e terminam nesta terça-feira (20), véspera do início da maratona. No entanto, há um teto máximo de dez equipes inscritas.

A gerente executiva de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social da Secties-PB, Edna Sabino, destaca a importância de encontros como esse.

“Estamos em busca de soluções inovadoras e tecnológicas para os desafios propostos e queremos proporcionar os caminhos para que essas ideias possam chegar mais ao nosso cotidiano. Estamos convictos de que o hackathon é uma metodologia rápida, eficaz e que pode ser executada em vários ambientes. É uma forma rápida de apresentar soluções viáveis”, resumiu.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *